TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autor/innen

  • Jussany Maria de Barros Moreira Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Dulcinéia E. P. Gianotto Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Carlos A. O. Magalhães Júnior Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasi

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084

Abstract

Propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado.  Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. 

Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática.


Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: ática, 2008.

CHEVALLARD, Y. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação – 8 a. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. - Curitiba, Appris, 2015.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENEZES, A. P. de A.B. Contrato didático e transposição didática: inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à Álgebra na 6ª série do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Recife, Brasil, 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Unijúi. Ijúi, 2011.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOREIRA, J.M.B. Portal dia-a-dia Educação: possibilidades e desafios para o ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, 2014.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal dia-a-dia Educação. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 20 set. 2012.

SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M.A. A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, Londrina. Anais do X EPEF. V.1. p.1-10, 2006.

SOUSA, R.P. MOITA, F.M.C.S. CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Eduepb. Campina Grande-PB, 2011.

Veröffentlicht

2021-07-14