ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS

Karina Eskildsem, Nathália Hernandes Turke, Mariana Ap. Bologna Soares de Andrade

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.

Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.



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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219631098-1107

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008