ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS

Autores

  • Karina Eskildsem Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR – Brasil
  • Nathália Hernandes Turke Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR – Brasil
  • Mariana Ap. Bologna Soares de Andrade Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219631098-1107

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.

Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.


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Biografia do Autor

Mariana Ap. Bologna Soares de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR – Brasil

Neste artigo apresentamos os resultados de uma intervenção que procurou viabilizar aos alunos de uma escola do campo recuperar conteúdos, quando o comparecimento nas aulas encontrava-se impossibilitado devido às dificuldades encontradas, pelos estudantes, em conciliar o trabalho rural com as atividades escolares. Para os encaminhamentos metodológicos desta proposta de ensino, além das aulas explicativas, foram utilizados recursos digitais, como: slides, vídeos, QRcode e módulos de atividades on-line. Diante da aceitação da proposta, programamos, inclusive, atividades avaliativas. Em função de tal proposta, pôde-se evidenciar a diminuição da evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades relativas ao gerenciamento da própria aprendizagem, entre elas: a autonomia e a autoaprendizagem.

Palavras-chave: Trabalho rural. Ensino a distância. Evasão escolar.


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Publicado

2021-07-14