CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA À CAPACITAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020973183-209Resumo
Esse trabalho analisa os indícios de causalidade para o aproveitamento e a evasão dos alunos nos cursos de Negociação e Mediação de Conflito, realizados na Escola de Gestão Penitenciária, a luz da psicopedagogia. A metodologia de abordagem qualitativa empregou análise da literatura com uso de tabela de análise de textos acadêmicos-científicos e conteúdo para o questionário semiestruturado aplicado a 124 alunos do curso de Negociação e Mediação de Conflito, realizados na Escola de Gestão Penitenciária (EGP) do ano de 2015 a 2019. O artigo demonstra a relevância dessa formação para as atividades do servidor penitenciário, funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, comprovando que a aprendizagem de técnicas de gestão de conflito e o desenvolvimento de habilidades relacionais, atenua o desgaste emocional frente ao ambiente laboral, contribuindo para a saúde do servidor. Aduziu-se que a capacitação promove ações transformadoras comprometidas com a ética e bem estar social de todos os envolvidos.
Palavras-chaves: Negociação e Mediação de Conflitos. Atributos causais. Psicopedagogia.
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