CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA À CAPACITAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Flávia Fróis Gallo, Cristina Novikoff

Resumo


Esse trabalho analisa os indícios de causalidade para o aproveitamento e a evasão dos alunos nos cursos de Negociação e Mediação de Conflito, realizados na Escola de Gestão Penitenciária, a luz da psicopedagogia. A metodologia de abordagem qualitativa empregou análise da literatura com uso de tabela de análise de textos acadêmicos-científicos e conteúdo para o questionário semiestruturado aplicado a 124 alunos do curso de Negociação e Mediação de Conflito, realizados na Escola de Gestão Penitenciária (EGP) do ano de 2015 a 2019. O artigo demonstra a relevância dessa formação para as atividades do servidor penitenciário, funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, comprovando que a aprendizagem de técnicas de gestão de conflito e o desenvolvimento de habilidades relacionais, atenua o desgaste emocional frente ao ambiente laboral, contribuindo para a saúde do servidor. Aduziu-se que a capacitação promove ações transformadoras comprometidas com a ética e bem estar social de todos os envolvidos.

 

Palavras-chaves: Negociação e Mediação de Conflitos. Atributos causais. Psicopedagogia.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Marcia. Rumos e diretrizes dos cursos de psicopedagogia: análise crítica do surgimento da psicopedagogia na América- Latina. Cad. Psicopedag. v.3 n.6 São Paulo jun. 2004Disponiível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676- 10492004000100008>. Acesso em 6de junho de 2020

AZEVEDO, André. Manual de Mediação Judicial. Brasília. ED. CNJ. 2015.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 (Trabalho original publicado em 1977). 2010

BEZERRA, Cláudia; ASSIS, Simone; CONSTANTINO, Patrícia. Sofrimento psíquico e estresse no trabalho de agentes penitenciários: uma revisão da literatura. Ciênc. saúde coletiva vol.21 no.7 Rio de Janeiro July 2016. Disponível em < https://doi.org/10.1590/1413- 81232015217.00502016 > acesso em 22de abril de 2020

BOSSA.N.A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas; 1994.

COBB, Sara. O Poder das Narrativas. Rio de Janeiro. Mediare.2014 2016 FERREIRA, Marco. Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento

acadêmico. Rev. Bras. Educ. vol.24 Rio de Janeiro 2019. Epub Aug 12, 2019. Disponível em acesso em 15 de abril de 2020

FISHER, Robert; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim. Rio de Janeiro.

Salomon,2014

GALLO, Flávia. Punição X Estrutura Social. Rio de Janeiro. Monografia para obtenção do gral de especialista. Departamento de Psicologia Jurídica. UERJ (2012)

HONNETH, Axel. A Gramática Moral do Conflito. São Paulo. Editora34. 2003

NOVIKOFF, Cristina. Anotações realizadas no Curso de Especialização em Psicopedagogia CEP. Disciplina de Metodologia. 2020.

NOVIKOFF, C. As Representações Sociais Acerca do Ensino Superior para professores de graduação na área da saúde. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006

PONTES, Idalina. Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. In Rev. psicopedag. vol.27 no.84 São Paulo 2010. < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 84862010000300011>Acessado em15 de maio de 2020.

ROSENBERG, Marshall. Comunicação Não Violenta. São Paulo Ágora.2006. SALIGNAC, Ângelo. Negociação em Crise. São Paulo. Icône Editora. 2011.

SALES, LMM; CHAVES, ECC. Mediação e conciliação judicial: a importância da capacitação e de seus desafios. Florianópolis. 2014 n° 69. Acessado em 12 de maio de 2020.

SALES LMM; FERREIRA, P.R ; Nunes AO; Segurança pública, mediação de conflitos e polícia comunitária: uma interface. In NEJ. VOL 14nº3p62-83

3ºquadrimestre2009. Acessado em 12 de maio de 2020.

SALM, João LEAL, Jackson. A Justiça Restaurativa: multidimensionalidade humana e seu convidado de honra. Sequência (Florianópolis) [online]. 2012, n.64, pp.195-226. ISSN 2177- 7055. < Https://doi.org/10.5007/2177-7055.2012>2v33n64p1952012. Acessado em 15 de maio de 2020.

SAMORA, Bruna; MARJORIE, Cristina: Possibilidades na intervenção psicopedagógica: as habilidades sociais como alternativa ao estresse.in Bibliografia disponibilizada em Psicologia Organizacional

SAPORI, Luis, SANTOS, Roberta, MASS, Lucas. Atores sociais determinantes da reincidência criminal no Brasil. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329409. Epub July 13, 2017. ISSN 1806-9053. https://doi.org/10.17666/329409/2017. Acessado em 13 de abril de 2020.

SELLER, Enrique; HUERTAS Elena. Mediación penitenciaria: una alternativa a la resolución pacífica de conflictos entre internos Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, núm. 23, enero-junio, 2014, pp. 199-229 Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social Sevilla, España Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 2014 - redalyc.org< https://scholar.google.com.br/scholar?q=SELLER%3B+P%C3%89REZ,+2014.&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart>. Acessado em 20 de maio de 2020.

SICA, Leonardo- Justiça Restaurativa e mediação penal: o novo modelo de justiça criminal e de gestão do crime. RJ: Lúmen, Juris – 2007. https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista- 102/justica-restaurativa-e-mediacao-penal-um-novo-caminho-na-justica-criminal. Acessado em 13 de abril de 2020.

VILELA,Elaine; MENDES, Iranildes Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Rev. Latino-Am. Enfermagem v.11 n.4 Ribeirão Pretojul./ago.2003. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000400016&lng=pt

> Acessado em 10 de abril de 2020.

VEZZULLA, Juan. A mediação de conflitos com adolescentes autores de ato infracional. Florianópolis. Ed. Habitus 2006.

ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. São Paulo. Ed. Athena.2015

ZANELLI José (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo. Editora ARTMED.2004.

RESOLUÇÃO SEAP 363/Julho 2010

http://www.silep.planejamento.rj.gov.br/resolucaoseap363-220710. Acessado em 10 maio de 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020973183-209

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008