CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA À CAPACITAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Authors

  • Flávia Fróis Gallo Psicóloga e mediadora (UFMG) com especialização em Psicologia Jurídica e Pós- Graduada em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Gestão de Conflitos e gerenciamento de Crise na Escola de Gestão Penitenciária. Docente Convidada na Disciplina de Mediação de Conflitos na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire. Supervisora e Mediadora Sênior no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Co/Coordenadora do Curso de Mediação de Conflitos OAB/R
  • Cristina Novikoff 2 Pós-doutora em Educação (FEBEF/UERJ); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2006); Mestre em Educação (UERJ); Professor do centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (RJ

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020973183-209

Abstract

Esse trabalho analisa os indícios de causalidade para o aproveitamento e a evasão dos alunos nos cursos de Negociação e Mediação de Conflito, realizados na Escola de Gestão Penitenciária, a luz da psicopedagogia. A metodologia de abordagem qualitativa empregou análise da literatura com uso de tabela de análise de textos acadêmicos-científicos e conteúdo para o questionário semiestruturado aplicado a 124 alunos do curso de Negociação e Mediação de Conflito, realizados na Escola de Gestão Penitenciária (EGP) do ano de 2015 a 2019. O artigo demonstra a relevância dessa formação para as atividades do servidor penitenciário, funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, comprovando que a aprendizagem de técnicas de gestão de conflito e o desenvolvimento de habilidades relacionais, atenua o desgaste emocional frente ao ambiente laboral, contribuindo para a saúde do servidor. Aduziu-se que a capacitação promove ações transformadoras comprometidas com a ética e bem estar social de todos os envolvidos.

 

Palavras-chaves: Negociação e Mediação de Conflitos. Atributos causais. Psicopedagogia.

 

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Published

2021-07-17

How to Cite

Gallo, F. F., & Novikoff, C. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA À CAPACITAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. Revista Valore, 5, 183–209. https://doi.org/10.22408/reva502020973183-209