UTILIZANDO SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE MOVIMENTO RELATIVO: UMA COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS THINK ALOUD E REPORT ALOUD

Autores

  • Maira Giovana de Souza Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas-RS – Brasil
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas-RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219761251-1263

Resumo

Resumo

Cada vez mais cresce o número de investigações que buscam compreender os processos mentais utilizados pelos estudantes a fim de enteder, principalmente, suas dificuldades com o aprendizado de determinados conteúdos. Portanto, o presente artigo faz uma comparação entre dois protocolos de entrevistas que podem ser utilizados nessas investigações, o Think Aloud e o Report Aloud. Partindo de um estudo já realizado utilizando o Think Aloud, foi feita uma pesquisa com o método Report Aloud. Ambas investigações utilizaram simulações computacionais de movimento relativo a fim de analisar as imagens estáticas e simulações mentais produzidas e utilizadas pelos estudantes. Comparando os resultados de ambos os estudos pode-se concluir que os métodos são equivalentes.

Palavras Chave: Ensino de Física. TIC. Movimento Relativo.

 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Souza, M. G. de, & Andrade Neto, A. S. de. (2021). UTILIZANDO SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE MOVIMENTO RELATIVO: UMA COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS THINK ALOUD E REPORT ALOUD. Revista Valore, 6, 1251–1263. https://doi.org/10.22408/reva6020219761251-1263