A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL

Marcos Fabrício Campos Tavares, José Antônio Pinto, Cristiana Schmidt de Magalhães

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as contribuições e as limitações da interação entre a Robótica Educacional e a Gamificação na proposição de uma sequência didática voltada ao Ensino de Física utilizando o kit Educacional Lego Mindstorms EV3. A pesquisa qualitativa, de caráter investigativo, com orientação analítico-descritiva, analisou a proposta por meio dos dados coletados de questões abertas respondidas pelos participantes de duas turmas. Os resultados, mostraram que as práticas Gamificadas influenciaram na aprendizagem, na qualidade dos trabalhos individuais e coletivos. O estudo de fenômenos do cotidiano do aluno faculta uma aprendizagem significativa.

Palavras Chave: Gamificação. Lego EV3. Robótica educacional.


Texto completo:

PDF

Referências


BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Aceso em 04/05/2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB - Lei n° 9394/96, 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: [s.n.], 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEMT, 2000.

LEGO. The Lego, mindstorrms EV3. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2019.

LIMA, F. R. M. LEGO® ZOOM: ferramenta para obtenção de dados experimentais na Física para o Ensino fundamental. 2017.

LIMA, J. R. T.; FERREIRA, H. S. Uma Revisão das Produções Científicas Nacionais sobre o uso da Robótica no Ensino da Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia-SP, 2015, p. 1-8.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUZ, A. M. R.; ALVARES, B. A. Física contexto & aplicações. São Paulo: Scipione, 2013, p. 2.

MAIA, L.D.O. et al., 2008, “A Robótica como Ambiente de Programação Utilizando o Kit Lego Mindstorms”, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasil.

MAISONNETTE, Roger. A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. In: Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação – Paraná. Disponível em: www.proinfo.gov.br. Acesso em: 08 mar. 2019.

MORAN, J. M., MASETTO, M., BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003.

MORINI, L. B. M. Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no Ensino Médio. 2009 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Edição Revisada. Porto Alegre: 1994.

PIETROCOLA, M. et al. Programa INVENTUS Educação Tecnológica: aluno: Energia e potência. 1. ed. São Caetano do Sul: Agnus Educação e Tecnologia, 2016.

PIRES, M. M.; DA SILVA, R. M. Uso dos kits Lego Mindstorms e rede de Petri com o auxilio no Ensino de robótica pedagógica. In: XXXIX Congresso Brasileiro Educação em Engenharia. 2011, Blumenau. Anais, ABENGE, 2011, 1-11 p. Tema: Formação Continuada e Internacionalização.

PRENSKY, M. Aprendizagem digital baseada em jogos. McGraw-Hill, EUA (2001).

WOOD, L. C.; REINERS, T. (2012). Gamification in logistics and supply chain education: Extending active learning. In IADIS 2012 International Conference on Internet Technologies and Society. Perth, Australia: IADIS. Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). Anais, Florianópolis: UFSC, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219771278-1293

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008