OS ESPAÇOS DO CONHECIMENTO E A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022982e-7044Resumo
As reflexões emergidas pelas recentes demandas educacionais e sociais levam a pensar sobre a possibilidade de aliar os espaços formais e não formais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa consiste em despertar uma reflexão acerca da utilizaçãodestes ambientesno ensino integradoa partir da tríade ensino-pesquisa-extensão, e de sua contribuição para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dessa forma objetivou-se investigar os espaços do conhecimento utilizados no processo de ensino-aprendizagem e a percepção de profissionais da área pedagógica acerca da contribuição dos espaços não formais na formação profissional e cidadã.Constituída numa abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se de análise bibliográfica e documental, e de um estudo de caso para investigar a percepção de professores do ensino médio integrado e de técnico-administrativos em educação de uma instituição federal de EPT. Com base no referencial teórico, nas normativas institucionais e no questionário aplicado, evidenciou-se que articular diferentes espaços de formação contribui para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, constatou-se que espaços não formais também podem ser utilizados como alternativa para suprir certas limitações estruturais de espaços formais.Downloads
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Publicado
2022-09-16
Como Citar
de Almeida, M. M. P., & da Conceição, G. L. (2022). OS ESPAÇOS DO CONHECIMENTO E A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Valore, 7, e-7044. https://doi.org/10.22408/reva702022982e-7044
Edição
Seção
Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)
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