OS ESPAÇOS DO CONHECIMENTO E A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Márcia Maria Pereira de Almeida CEFET/RJ
  • Gabriel Luís da Conceição Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022982e-7044

Resumo

As reflexões emergidas pelas recentes demandas educacionais e sociais levam a pensar sobre a possibilidade de aliar os espaços formais e não formais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa consiste em despertar uma reflexão acerca da utilizaçãodestes ambientesno ensino integradoa partir da tríade ensino-pesquisa-extensão, e de sua contribuição para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dessa forma objetivou-se investigar os espaços do conhecimento utilizados no processo de ensino-aprendizagem e a percepção de profissionais da área pedagógica acerca da contribuição dos espaços não formais na formação profissional e cidadã.Constituída numa abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se de análise bibliográfica e documental, e de um estudo de caso para investigar a percepção de professores do ensino médio integrado e de técnico-administrativos em educação de uma instituição federal de EPT. Com base no referencial teórico, nas normativas institucionais e no questionário aplicado, evidenciou-se que articular diferentes espaços de formação contribui para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, constatou-se que espaços não formais também podem ser utilizados como alternativa para suprir certas limitações estruturais de espaços formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Márcia Maria Pereira de Almeida, CEFET/RJ

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

Gabriel Luís da Conceição, Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

Doutor em Ciências (Ensino); Professor do Núcleo de Matemática do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont e do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Publicado

2022-09-16

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)