OS ESPAÇOS DO CONHECIMENTO E A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autori

  • Márcia Maria Pereira de Almeida CEFET/RJ
  • Gabriel Luís da Conceição Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022982e-7044

Abstract

As reflexões emergidas pelas recentes demandas educacionais e sociais levam a pensar sobre a possibilidade de aliar os espaços formais e não formais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa consiste em despertar uma reflexão acerca da utilizaçãodestes ambientesno ensino integradoa partir da tríade ensino-pesquisa-extensão, e de sua contribuição para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dessa forma objetivou-se investigar os espaços do conhecimento utilizados no processo de ensino-aprendizagem e a percepção de profissionais da área pedagógica acerca da contribuição dos espaços não formais na formação profissional e cidadã.Constituída numa abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se de análise bibliográfica e documental, e de um estudo de caso para investigar a percepção de professores do ensino médio integrado e de técnico-administrativos em educação de uma instituição federal de EPT. Com base no referencial teórico, nas normativas institucionais e no questionário aplicado, evidenciou-se que articular diferentes espaços de formação contribui para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, constatou-se que espaços não formais também podem ser utilizados como alternativa para suprir certas limitações estruturais de espaços formais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Márcia Maria Pereira de Almeida, CEFET/RJ

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

Gabriel Luís da Conceição, Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

Doutor em Ciências (Ensino); Professor do Núcleo de Matemática do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont e do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Pubblicato

2022-09-16

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)