INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

Autor/innen

  • Deisiane Aparecida da Silva Mendes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Rosilene dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Washington Lombarde Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018158236-248

Abstract

O presente estudo objetivou investigar a concepção de Ciência apresentada por um grupo de professores de História da mesorregião Noroeste do Estado do Paraná. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online estruturado. A análise dos dados se deu mediante a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Verificou-se que os professores pesquisados relataram se lembrar de conteúdos referentes ao Ensino de Ciências, além de reconhecerem a importância de seu estudo. Ademais, pontuaram a Ciência enquanto uma construção humana e que se consideram cientistas. Notou-se que a maior parte dos docentes não teve contato com as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial, o que nos alerta para a necessidade de maiores discussões acerca da temática.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Deisiane Aparecida da Silva Mendes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Rosilene dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual de Maringá (UEM)      

Washington Lombarde, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual de Maringá (UEM)

 

Literaturhinweise

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CACHAPUZ, A.; GIL PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CAMARGO, N. S. J. de; BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. O Ensino de Ciências e o Papel Do Professor: Concepções de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19629_9505.pdf>. Acesso em 04 set. 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

DOMINGUINI, L.; ORTIGARA, O. Análise de conteúdo como metodologia para seleção de livros didáticos de química. Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma – SC. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, julho de 2010.

MINAYO, M. C. de S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

GIL PÉREZ, D.; FERNÁNDEZ, I.; CARRASCOSA, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125 - 153, 2001.

PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 16, nº 2, p. 215-230, 2017. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_3_ex1181.pdf>. Acesso em 04 set 2018.

PUJALTE, A. P.; BONAN, L., PORRO, S.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Las imágenes inadecuadas de ciencia y de científico como foco de la naturaleza de la ciencia: estado del arte y cuestiones pendientes. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 535 - 548, 2014.

SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 945-957, 2015.

ZANOTTO, R. L.; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 727-740, 2016.

Veröffentlicht

2018-12-26