ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA CONTINUA DE CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Abstract
A profissão de administrador é aquela caracterizada como de formação universitária em que os profissionais são capazes de exercer a profissão nos diversos ramos das atividades econômicas como serviços, comércio, indústria e administração pública. A profissão exige esforços que não são meramente físicos, mas exigem muita dedicação e empenho intelectual, o que impõe a necessidade de constante aprimoramento dos conhecimentos específicos para atuação no mercado. Dessa forma, o acompanhamento de egressos das Instituições de Ensino Superior é um desafio a ser enfrentado, para verificar se a formação acadêmica que tem sido oferecida, vem atender às necessidades do mercado e, ainda, se o egresso está sendo adequadamente preparado para uma formação mais holística. Portanto, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a atuação dos egressos do Curso de Administração do IF SUDESTE-MG, campus Barbacena, no mercado de trabalho, no período 2014 a 2021, para identificar o perfil profissional preconizado e as competências profissionais essenciais para a formação do bacharel em administração, tendo o acompanhamento dos egressos como uma estratégia de melhoria contínua. A metodologia aplicada foi de abordagem quantitativa, pois foi utilizado a técnica da estatística descritiva para a análise dos resultados, com a aplicação do questionário como a técnica de coleta de dados. Quanto aos fins, ela está classificada como exploratória e descritiva. Os dados demonstraram que as principais competências específicas que deveriam ser, seguindo por ordem das competências mais citadas para as menos citadas: identificação de problemas, formulação e implementação de soluções; elaboração e interpretação de cenários; assumir o processo decisório das ações de planejamento, organização, direção e controle; desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico sobre a realidade organizacional; avaliação dos processos e resultado, dentre outros. As habilidades a serem priorizadas na formação do Administrador para atender as exigências futuras do mercado de trabalho deveriam ser, considerando a ordem decrescente: relacionamento interpessoal; visão do todo; adaptação à transformação; comunicação eficaz; liderança; solucionar conflitos; criatividade e inovação; empreendedorismo/Intraempreendedorismo e articulação. Em relação às principais atitudes sugeridas como essenciais na formação do Administrador deveria estar em, seguindo a ordem decrescente das citações: aprendizado contínuo; comportamento ético; abertura às mudanças; determinação e persistência; profissionalismo; atitude empreendedora; comprometimento; transparência; e solidariedade. Portanto, os resultados do presente estudo sugerem que o acompanhamento de egressos do curso bacharelado em administração, pela instituição educacional analisada, pode fornecer uma base densa e estratégica para o planejamento curricular e a melhoria continua do Projeto Pedagógico do Curso.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.