ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA CONTINUA DE CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira IF Sudeste MG - Campus Barbacena
  • Nicássia Feliciana Novôa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA https://orcid.org/0000-0003-3651-6458
  • Wanderléia da Consolação Paiva IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Resumo

A profissão de administrador é aquela caracterizada como de formação universitária em que os profissionais são capazes de exercer a profissão nos diversos ramos das atividades econômicas como serviços, comércio, indústria e administração pública. A profissão exige esforços que não são meramente físicos, mas exigem muita dedicação e empenho intelectual, o que impõe a necessidade de constante aprimoramento dos conhecimentos específicos para atuação no mercado. Dessa forma, o acompanhamento de egressos das Instituições de Ensino Superior é um desafio a ser enfrentado, para verificar se a formação acadêmica que tem sido oferecida, vem atender às necessidades do mercado e, ainda, se o egresso está sendo adequadamente preparado para uma formação mais holística. Portanto, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a atuação dos egressos do Curso de Administração do IF SUDESTE-MG, campus Barbacena, no mercado de trabalho, no período 2014 a 2021, para identificar o perfil profissional preconizado e as competências profissionais essenciais para a formação do bacharel em administração, tendo o acompanhamento dos egressos como uma estratégia de melhoria contínua. A metodologia aplicada foi de abordagem quantitativa, pois foi utilizado a técnica da estatística descritiva para a análise dos resultados, com a aplicação do questionário como a técnica de coleta de dados. Quanto aos fins, ela está classificada como exploratória e descritiva. Os dados demonstraram que as principais competências específicas que deveriam ser, seguindo por ordem das competências mais citadas para as menos citadas: identificação de problemas, formulação e implementação de soluções; elaboração e interpretação de cenários; assumir o processo decisório das ações de planejamento, organização, direção e controle; desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico sobre a realidade organizacional; avaliação dos processos e resultado, dentre outros. As habilidades a serem priorizadas na formação do Administrador para atender as exigências futuras do mercado de trabalho deveriam ser, considerando a ordem decrescente: relacionamento interpessoal; visão do todo; adaptação à transformação; comunicação eficaz; liderança; solucionar conflitos; criatividade e inovação; empreendedorismo/Intraempreendedorismo e articulação. Em relação às principais atitudes sugeridas como essenciais na formação do Administrador deveria estar em, seguindo a ordem decrescente das citações: aprendizado contínuo; comportamento ético; abertura às mudanças; determinação e persistência; profissionalismo; atitude empreendedora; comprometimento; transparência; e solidariedade. Portanto, os resultados do presente estudo sugerem que o acompanhamento de egressos do curso bacharelado em administração, pela instituição educacional analisada, pode fornecer uma base densa e estratégica para o planejamento curricular e a melhoria continua do Projeto Pedagógico do Curso.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira, IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professora do Instituto Federal do Sudeste de MInas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de economia e administração, atuando em pesquisas com o foco em desenvolvimento regional e local.

Nicássia Feliciana Novôa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1995), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2015) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor de EBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração e Educação Profissional, com ênfase nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Humano nas Organizações, Conhecimento e aprendizagem, Marketing, Teoria do Consumo Cultural - CCT e Rotinas Organizacionais à luz do desenvolvimento de pesquisas com as metodologias do Estudo de Caso e Revisão Sistemática da Literatura.

Wanderléia da Consolação Paiva, IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2019). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (1997) e mestre em Psicologia pela mesma universidade (2011). Mestre em Psicopedagogia pela Universidade de Havana (2002) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UFSJ) (2005). Professora efetiva de Psicologia, em regime de dedicação exclusiva, no IF Sudeste MG-campus Barbacena. Membro integrante do LAPIP/UFSJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, grupos, dinâmica de grupos, educação para a terceira idade e identidade social. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Miranda de Araújo Pereira, C. M., Novôa, N. F., & da Consolação Paiva, W. (2024). ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA CONTINUA DE CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Valore, 9, 194–211. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1747