O PROFESSOR É UM HOMEM, E AGORA: VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES SOBRE DOCÊNCIA E GÊNERO
Abstract
O presente artigo pretende divulgar alguns resultados de uma pesquisa realizada em 2022, no contexto do Mestrado em Educação Agrícola (PPGEA), do Instituto de Agronomia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ela teve como objetivo principal investigar dificuldades e desafios de homens na docência nos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Paty do Alferes, RJ.
Realizamos uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de questionários com perguntas semiestruturadas. O marco teórico da pesquisa se apoiou em contribuições de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, e Joan Scott, entre outros, para abordar a problemática do gênero na docência, principalmente nos anos iniciais da escolarização. A pesquisa de campo foi realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Paty do Alferes, entrevistamos quatro professores do gênero masculino, dez gestoras, 15 professoras e 83 responsáveis. A pesquisa apontou que a presença de homens professores nos anos iniciais de escolas públicas de Paty do Alferes tem sido caracterizada como positiva, com práticas bem-sucedidas e que as condições masculinas se encontram demarcadas por um conjunto de estranhamentos, estigmatizações e estereótipos. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a necessária diminuição de desigualdades, constituindo-se a escola o espaço propício para debate, discussão e diálogo acerca do gênero nos espaços escolares e na sociedade.
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