IMAGENS COMO POSSIBILIDADE PARA A ANÁLISE PSICOSSOCIAL NA INTERAÇÃO COM AUTISTAS

Autor/innen

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação, interação social e os comportamentos restritos e repetitivos. Acredita-se que a escola possa promover a inclusão social e educacional, evidenciando a necessidade de conhecer as Representações Sociais (RS) desses alunos. Na Teoria das Representações Sociais (TRS) o senso comum é valorizado e analisado como construção dessa realidade. Objetivou-se analisar as RS de estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Rio de Janeiro com TEA. A metodologia fundamenta-se na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 27 alunos com TEA verbais de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Utilizaram-se os instrumentos da iconografia, a entrevista e a análise de conteúdo com base nos dados obtidos. Para a descrição e análise dos dados foram apresentados três momentos complementares. Para crianças com autismo, a comunicação visual oferece uma alternativa valiosa à comunicação verbal, proporcionando uma maneira mais acessível e compreensível de interagir com o mundo ao seu redor. Tantos os desenhos elaborados pelos alunos, como as falas nas entrevistas dos mesmos, indicam a importância da inclusão.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Adriana Edwirgen Maia de Castro, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá.
Doutoranda em Educação da Universidade Estácio de Sá.
Docente da SME/RJ.
Docente da SME/Queimados.

Renata de Melo Cardoso Palmares, UNESA - universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

Doutoranda da Universidade Estácio de Sá.

Docente da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Docente da Prefeitura de Niterói.

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Pós-Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte - UERJ.

Veröffentlicht

2025-08-05

Zitationsvorschlag

Edwirgen Maia de Castro, A., Palmares, R. de M. C., & da Silva Triani, F. (2025). IMAGENS COMO POSSIBILIDADE PARA A ANÁLISE PSICOSSOCIAL NA INTERAÇÃO COM AUTISTAS. Revista Valore, 10, e-10015. Abgerufen von https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1858

Ausgabe

Rubrik

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)