IMAGENS COMO POSSIBILIDADE PARA A ANÁLISE PSICOSSOCIAL NA INTERAÇÃO COM AUTISTAS
Resumen
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação, interação social e os comportamentos restritos e repetitivos. Acredita-se que a escola possa promover a inclusão social e educacional, evidenciando a necessidade de conhecer as Representações Sociais (RS) desses alunos. Na Teoria das Representações Sociais (TRS) o senso comum é valorizado e analisado como construção dessa realidade. Objetivou-se analisar as RS de estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Rio de Janeiro com TEA. A metodologia fundamenta-se na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 27 alunos com TEA verbais de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Utilizaram-se os instrumentos da iconografia, a entrevista e a análise de conteúdo com base nos dados obtidos. Para a descrição e análise dos dados foram apresentados três momentos complementares. Para crianças com autismo, a comunicação visual oferece uma alternativa valiosa à comunicação verbal, proporcionando uma maneira mais acessível e compreensível de interagir com o mundo ao seu redor. Tantos os desenhos elaborados pelos alunos, como as falas nas entrevistas dos mesmos, indicam a importância da inclusão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.