A FORÇA DA MARCA NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Autor/innen

  • Karoline Souza Ribeiro Centro Universitário UNOPAR, Jacobina, BA – Brasil
  • Angélica Aparecida Brita Centro Universitário UNOPAR, Jacobina, BA – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019394600-612

Abstract

Este estudo teve a finalidade de investigar a importância da marca e o poder da percepção da marca na mente do consumidor. Se parte de um estudo histórico sobre marketing, marca, produto e consumidor, para fundamentar a teoria necessária que serviu de apoio para uma análise temporal do tema estudado, para compreender o quanto a marca pode ser decisiva para o sucesso de um produto, e de consequência, para a sobrevivência de uma empresa por muitos anos no mercado, de forma estável. Foi uma investigação que se justifica pelo fato de que não existe no mercado local informações acerca do tema aqui proposto, haja vista o aumento da comercialização do produto no mercado local, nacional e internacional. Para isso, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, cujo principal objetivo foi analisar sobre a força da marca na decisão de compra do consumidor. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória sobre o assunto através de pesquisas a referencial teórico disponível sobre o assunto. O trabalho ainda retratará a importância de uma marca para as empresas como ativo estratégico, incluindo sua construção, manutenção e avaliação.

Palavras-chave: Marca; decisão, compra; marketing.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. 5. ed. São Paulo: Futura, 2006.

AAKER, D.A. Marcas. Gerenciando o valor das marcas. 3. ed. São Paulo, Negócio, 2001.

COBRA. Marcos. Plano estratégico de Marketing. São Paulo: Atlas. 2002.

CLOTILDE Perez e SERGIO Bairon. Comunicação e Marketing. São Paulo: Futura, 2003.

KARSAKALIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER Filipe. Administração de Marketing. 6. 2d. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro, Campus, 2003.

LAS CASAS. Marketing de Serviços. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, J.R.; BLECHER, N. Quanto vale a Coca? E a Nike? E a...? Revista Exame. 20 abr. 2007.

SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

SAMPAIO Rafael. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Veröffentlicht

2020-01-08

Zitationsvorschlag

Ribeiro, K. S., & Brita, A. A. (2020). A FORÇA DA MARCA NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. Revista Valore, 4, 600–612. https://doi.org/10.22408/reva402019394600-612