DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: AVALIAÇÃO VIA DUAS ESCALAS DE MEDIDAS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020665e-5056

Abstract

As instituições públicas têm passado por transformações que afetam diretamente sua estrutura e seu funcionamento. Um fator de destaque dessa nova dinâmica organizacional refere-se à satisfação no trabalho. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi descrever o nível de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UFSM. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, e como estratégia de pesquisa foi empregada uma survey. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário com questões referentes ao perfil profissional e socioeconômico, a Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira (2008), o qual avaliou a satisfação no trabalho a partir de cinco aspectos (colegas, chefia, promoções, salário e trabalho) e o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 de Carlotto e Câmara (2008), que mede relações intrínsecas, ambiente físico e relações hierárquicas em relação ao trabalho. Foram utilizadas as técnicas estatísticas de análise fatorial e análise de regressão. Os resultados da pesquisa revelaram, de modo geral, que os servidores técnico-administrativos estão satisfeitos essencialmente com os laços de afetividade entre os colegas e chefias. No entanto, em relação ao contexto organizacional, foi apontado sentimento de indiferença, evidenciando a necessidade de discussão e redefinição de rotinas de trabalho para alcançar maior satisfação no trabalho e a melhoria do desempenho da organização.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Maristela Ribas Smidt

Mestra em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).E-mail:mrsmidtdir@gmail.com

Daniel Arruda Coronel

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Gestão de Organizações Públicas, de Agronegócios e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial (desde 2013); consultor Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq; editor chefe da Revista Práticas em Administração Pública (ISSN:2526-6292); editor de área e membro do Comitê Editorial da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR-ISSN: 0103-2003-Qualis B1 em Administração); e editor associado da Revista Ciência Rural (ISSN:0103-8478-Qualis B1 em Administração); Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica/COMIC (Representante da grande área Ciências Sociais Aplicadas), da UFSM; acadêmico e membro do conselho fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do conselho científico permanente da Editora CRV; membro do conselho fiscal da Câmara do Livro de Santa Maria; parecerista de periódicos internacionais e nacionais e líder do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (UFSM); (certificado pelo CNPq). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (2011-2016); presidente da Comissão de Ética da UFSM (2018-2019); coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fapergs (2013-2019); e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (2016). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM; bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Econômicas pela UFSM. Suas pesquisas e orientações são nas áreas de Economia Internacional e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional e Métodos Quantitativos. 

Literaturhinweise

ALMEIDA, D. M. et al. Satisfação no trabalho dos policiais militares do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 4, p. 801-815, 2016.

ALMEIDA, M. C. dos S. Correlação entre clima organizacional, satisfação no trabalho e burnout em trabalhadores de enfermagem. Tese (Doutorado em Fundamentos e Administração de Práticas do Gerenciamento em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

ALVARENGA, G. C. Avaliação da satisfação profissional de enfermeiros de um hospital universitário da Região Centro-Oeste do Brasil. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) – Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

ARAÚJO, A. P. Motivação e satisfação no trabalho: uma pesquisa junto aos empregados de uma instituição bancária, a partir da teoria da motivação e higiene formulada por F. Herzberg. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.

AZEVEDO, A. J. D.; MEDEIROS, M. da P. M. de. Satisfação no trabalho: um estudo de caso na Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte. Revista Eletrônica Machado Sobrinho, Juiz de Fora, v. 1, p. 1, 2012.

ARGYRIS, C. A atitude da direção e seu impacto sobre os empregados. In: _____. Personalidade e organização: o conflito entre o sistema e o indivíduo. Rio de Janeiro: Renes, 1969.

BARROS, F. C. Motivação e satisfação no trabalho dos servidores técnicos administrativos em educação. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) – Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Goiás, 2015.

BEGLEY, T. M.; CZAJKA, J. M. Panel analysis of the moderating effects of commitment on job satisfaction, intent to quit, and health following organizational change. Journal of Applied Psychology, v. 78, n. 4, p. 552-556, 1993.

BONFIM, T. M.; STEFANO, S. R.; ANDRADE, S. M. Satisfação e Motivação no trabalho dos servidores públicos de uma prefeitura de pequeno porte do Estado do Paraná: uma análise a partir do clima organizacional. SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO, 13 SEMEAD, Anais… São Paulo, v. 13, 2010.

CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Propriedades psicométricas do Questionário de Satisfação no Trabalho (S20/23). Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 203-210, 2008.

CODA, R. Satisfação no trabalho e características das políticas de recursos humanos para executivos. 1986. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2009.

COSTA, V. F. et al. Comportamento de cidadania organizacional: sua interação com os valores organizacionais e a satisfação no trabalho. Revista de Gestão, v. 24, n. 4, p. 304-315, out. 2017.

DAL FORNO, N. L. F. Clima organizacional e qualidade em serviços: estudo de caso em laboratório de análises clínicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo da psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez, 1992.

ELOVAINIO, M. et al. Organizational and individual factors affecting mental health and job satisfaction: a multilevel analysis of job control and personality. Journal of Occupational Health Psychology, v. 5, n. 2, p. 269-277, 2000.

FERNANDES, E. H. Qualidade de vida, estresse percebido, satisfação no trabalho e absenteísmo laboral de técnicos administrativos de uma universidade pública. 2018, 101 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) – Universidade La Salle, Canoas, RS, 2018.

FERREIRA, A. C. M. Satisfação no trabalho de docentes de uma instituição pública de ensino superior: reflexos na qualidade de vida. 2011, 126 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

FERREIRA, A. C. M. et al. Satisfação no trabalho e seus reflexos na qualidade de vida de docentes de ensino superior da área da saúde. Saúde & Ciência em Ação, v. 3, p. 27-47, 2017.

FIGUEIREDO, J. M. Estudo sobre a satisfação no trabalho dos profissionais de informação de uma IFES. 2012. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, 2012.

FRAZÃO, E. B. Índice de satisfação no trabalho e sua relação com o clima organizacional entre servidores de uma instituição pública federal. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Goiás, 2016.

FRAZER, C. F. Creative Strategy: A Management Perspective. Journal of Advertising, v. 12, n. 4, p. 36-41, 1983.

GUERRA, L. G.; PARANHOS, R. L. Satisfação no Trabalho: Uma Pesquisa Aplicada ao Ramo do Comércio Varejista. Intervozes: trabalho, saúde, cultura, v. 1, n. 2, p. 5-20, 2016.

GUJARATI, D; PORTER, D. Econometria básica. 5. Ed. São Paulo: AMGH, 2011.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2009.

HEDLER, D. L.; CASTRO, A. L. de. Satisfação do servidor público no trabalho: um estudo de caso nos centros de referência de assistência social de Paranavaí. Revista Ciências Jurídicas e Empresariais, Londrina, v. 16, n. 2, p. 192-198, 2015.

HERZBERG, F. Work and the nature of man. 4. ed. Cleveland: World Publishing, 1971.

JESUS, M. S. P.; JESUS, J. S. Medidas de satisfação no trabalho em uma instituição de ensino superior. Revista Negócios em Projeção, Brasília, DF, v. 3, n. 2, p. 29-48, 2012.

LEWIS, J. D.; WEIGERT, A. J. Trust as a social reality. Soc. Forces, v. 63, n. 4, p. 967-985, 1985.

LICHT, R. H. Satisfação, responsabilidade e sentido no trabalho: um estudo preliminar de associação. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

LIMA, A. J.; ZILLE, L. P.; SOARES, M. G. Um olhar sobre a satisfação no trabalho: estudo em organização multinacional do setor de usinagem no estado de Minas Gerais. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 310-325, 2015.

LOCKE, E. A. What is job satisfaction? Organizational Behavior and Human Performance, v. 4, n. 4, p. 309-336, 1969.

LOCKE, E. A. The Nature and Causes of Job Satisfaction. In: DUNNETTE, M.D. (Ed.). Handbook of Industrial. Organizational Psychology, v. 1, p. 1297-1343, 1976.

LOCKE, E. A. Job satisfaction. In: GRUNEBERG, M.; WALL, T. (Eds). Social psychology and organizational behaviour. New York: John Wiley & Sons, p. 93-117, 1984.

LOPES, S. M.; SILVA, P. B.; MACEDO, E. C. Qualidade de vida e satisfação no trabalho: percepções de trabalhadores com deficiência. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 42-55, 2014.

LUCHINI, T. C. Fatores influentes da satisfação no trabalho de servidores públicos da Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2016.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARQUEZE, E. C.; MORENO, C. R. de C. Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre os docentes universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 75-82, mar. 2009.

MARTINEZ, M. C.; PARAGUAY, A. I. B. B. Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 6, p. 59-78, 2003.

MARTINS, M. C. F. Satisfação no trabalho: elaboração de instrumento e variáveis que afetam a satisfação. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1984.

MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, 50: 390-6,1943.

MCGREGOR, D. Os aspectos humanos da empresa. 2. ed. Lisboa: Livraria Clássica, 1999.

MELIÁ, J. L.; PEIRÓ, J. M. La medida de la satisfacción laboral en contextos organizacionales: el cuestionario de satisfacción S20/23. Psicologemas, v. 3, n. 5, p. 59-74, 1989.

MELIÁ, J. L.; PEIRÓ, J. M.; CATATAYUD, C. El cuestionario general de satisfacción en organizaciones laborales: estudios factoriales, fiabilidad y validez. Millars, XI, p. 43-77, 1986.

PADOVAN, V. A. R.; SIQUEIRA, M. M. M. Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 2, p. 201-209, 2008.

PAULA, N. M. Levantamento dos fatores de satisfação e insatisfação no trabalho vivenciados pelos docentes de alguns cursos de graduação em nutrição no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Administração, Hospital São Camilo, São Paulo, 1990.

PÉREZ-RAMOS, J. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicologia, USP, v. 1, n. 2, p. 127-140, 1990.

PÉREZ-RAMOS, J. Satisfação no trabalho: metas e tendências. Tese (Livre-docência em Psicologia) – Instituto de Psicologia de Assis, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Assis, 1980.

PÉREZ-ZAPATA D, Z. R. Calidad de vida laboral en trabajadores de salud pública en Chile. Salud & Sociedad. v. 5, n. 2, p. 172-180, 2014.

RIFANE, D. M. F. L.; BASTOS A. P. P. Clima organizacional e satisfação no trabalho: estudo da Biblioteca de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18. Anais... 2014.

ROSSATTO, A. O. Clima organizacional: estudo de caso na PRRH – UFSM. (Especialização em Administração e Gestão Pública) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2011.

ROSENBERG, M. J.; HOVLAND, C. I. Cognitive, affective and behavioral components of attitudes. In: ROSEMBERG, M. J. (Ed.). Attitude organization and change. New Haven, CT: Yale University Press, 1960. p. 1-14.

RUEDA, F. J. M. Análise fatorial confirmatória da Escala de Satisfação no Trabalho nas versões de 25 e 15 itens. Psicologia, Organizações e Trabalho, Brasília, v. 15, n. 1, p. 82-88, 2015.

SÁ, A.M.S.; MARTINS-SILVA, P.O.; FUNCHAL, B. Burnout: o impacto da satisfação no trabalho em profissionais de enfermagem. Psicol Soc. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 664-674, 2014.

SILVA, D. M. da; SALLES, M. T. Pesquisa de trabalho: um estudo de caso em um centro de pesquisa de uma organização pública. 2015. Disponível em: www.convibra.com.br. Acesso em: 20 set. 2020.

SIQUEIRA, M. M. M. (Org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SIQUEIRA, M. M. M. Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: análise de um modelo pós-cognitivo. Tese (Doutorado em Psicologia) – Brasília: Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia, 1995.

SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SIQUEIRA, M. M. M. Satisfação no trabalho. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Brasília: Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia, 1978.

SIQUEIRA, M. M. M.; GOMIDE, S., Jr. Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. In: ZANELLI, J. E.; BORGES-ANDRADE, J. C.; BASTOS, A. V. B. (Ed.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 316-350.

SIQUEIRA, M. M. M; GOMIDE, S., Jr. Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE; J. E.; BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 300-330.

SMIDT, M. R. Determinantes da satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria: avaliação via duas escalas de medidas. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria: RS, 2020.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2010.

STEUER, R. S. Satisfação no trabalho, conflito e ambiguidade de papéis: estudo junto às enfermeiras de maternidade escola do município de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 1989.

TAMAYO, A. Prioridades axiológicas e satisfação no trabalho. Revista de Administração, USP, São Paulo, v. 35, n, 2, p. 37-45, abr./jun. 2000.

VROOM, V. H. Work and motivation. New York: John Wiley & Sons, 1967.

WU, K. L.; MELO, M. A. de S. Satisfação no trabalho: um estudo na percepção dos trabalhadores de um órgão público municipal. SEMINÁRIO DE PESQUISA. Anais... Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH – SEPE, Jundiaí, Anápolis-GO, 2016.

Veröffentlicht

2020-12-30

Zitationsvorschlag

Smidt, M. R., & Coronel, D. A. (2020). DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: AVALIAÇÃO VIA DUAS ESCALAS DE MEDIDAS. Revista Valore, 5, e-5056. https://doi.org/10.22408/reva502020665e-5056

Ausgabe

Rubrik

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)