DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: AVALIAÇÃO VIA DUAS ESCALAS DE MEDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020665e-5056Resumo
As instituições públicas têm passado por transformações que afetam diretamente sua estrutura e seu funcionamento. Um fator de destaque dessa nova dinâmica organizacional refere-se à satisfação no trabalho. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo foi descrever o nível de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UFSM. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, e como estratégia de pesquisa foi empregada uma survey. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário com questões referentes ao perfil profissional e socioeconômico, a Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira (2008), o qual avaliou a satisfação no trabalho a partir de cinco aspectos (colegas, chefia, promoções, salário e trabalho) e o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 de Carlotto e Câmara (2008), que mede relações intrínsecas, ambiente físico e relações hierárquicas em relação ao trabalho. Foram utilizadas as técnicas estatísticas de análise fatorial e análise de regressão. Os resultados da pesquisa revelaram, de modo geral, que os servidores técnico-administrativos estão satisfeitos essencialmente com os laços de afetividade entre os colegas e chefias. No entanto, em relação ao contexto organizacional, foi apontado sentimento de indiferença, evidenciando a necessidade de discussão e redefinição de rotinas de trabalho para alcançar maior satisfação no trabalho e a melhoria do desempenho da organização.
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