CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

Autor/innen

  • Andriele Coraiola de Souza Universidade Estadual de Londrina – PR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina – PR
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Estadual de Londrina – PR
  • Sergio de Mello Arruda

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021800196-207

Abstract

O presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química.

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Veröffentlicht

2021-07-14