“MARIE CURIE – A CORAGEM DO CONHECIMENTO”: UMA POSSIBILIDADE NA DISCUSSÃO DE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218961558-1569Abstract
Neste estudo explicitamos as potencialidades e delimitações de um filme do gênero drama biográfico como recurso didático para discussões a respeito de três aspectos da Natureza da Ciência (NdC): revisão por pares na ciência, a mulher na ciência, e a humanização do cientista. Para tanto, procedemos a um levantamento das produções disponíveis no mercado cinematográfico, selecionamos a produção que iríamos investigar, e destacamos os trechos que podem gerar discussões acerca da NdC. A seguir, aplicamos um questionário aos estudantes de um curso de formação de professores de física, após a exibição do drama. A análise do roteiro do drama biográfico permite inferir que ele se mostrou, a princípio, potencialmente significativo para inserir discussões acerca de aspetos da NdC.
Palavras Chave: Drama biográfico. Natureza da ciência. Formação de Professores.Downloads
Literaturhinweise
MARIE CURIE: the courage of knowledge. Direção de Marie Noëlle. Poland, 2016. 1 DVD (95 min.).
ANDREW, J. D.; tradução de OTTONI, T. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J,; VILCHES. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005
COELHO, R. M. F.; VIANA, M. C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista de Educação Matemática UFOP, v. 1, p. 89-97, 2011.
METZ ET ALL, C. A análise das imagens. Petrópolis, Vozes, 1974.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 1995.
MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, n. 3, p. 24, 2010.
SOUZA, G. D. S.; SILVA, B. V. C. Um estudo exploratório sobre a concepção do cientista e do seu local de trabalho por estudantes de física. CIÊNCIA EM TELA, v. 9, p. 1-11, 2016.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.