UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor/innen

  • Nathália Hernandes Turke
  • Marinez Meneghello Passos
  • Sergio de Mello Arruda

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219101412-1424

Abstract

Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem enquanto lecionam, sem possuir a pretensão de prescrever como devem se comportar. Com o intuito de identificar, categorizar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental,investigamos aulas de duas docentes da rede pública de ensino. Encontramos quatro macroações que descrevem as aulas: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo. Além das macroações, encontramos ações e microações, as quais são alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas estratégias de ensino e pelos recursos metodológicos utilizados.

Palavras-chave: Ensino deCiências. Ensino Fundamental. Ação docente

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Veröffentlicht

2021-07-14

Zitationsvorschlag

Turke, N. H., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2021). UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 6, 1412–1424. https://doi.org/10.22408/reva6020219101412-1424