O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AMPARADOS DO 6º ANO DO CMBEL

Autor/innen

  • Edson Antonio Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva50202091895-102

Abstract

O presente artigo visa estudar a relação entre dificuldades do ensino-aprendizagem dos alunos amparados e o papel do psicopedagogo na prevenção dessas dificuldades, no Colégio Militar de Belém (CMBel). A pesquisa se faz necessária para o Sistema Colégio Militar do Brasil - SCMB, em particular para o Colégio Militar de Belém - CMBel, porque contribui para avaliar o papel do psicopedagogo escolar na redução da dificuldade de aprendizagem. A pesquisa apresenta cunho descritivo e, também explicativo, esclarecendo os fatores contributivos e de interferências, condicionantes da questão estudada. Foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica com base em materiais coletados no decorrer do desenvolvimento deste Artigo de Pesquisa. Tal pesquisa se encaminhou a descobrir, com a maior precisão possível, a frequência com que os fenômenos ocorrem em sua relação com outros.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BELL, Judith. Como Realizar um Projeto de Investigação. Um Guia para a Pesquisa em Ciências sociais e da educação. Edição: Gradiva, abril de 1997.

BOSSA, N. A. A. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

COLL, César PALACIOS, Jesus e MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 vol. 3.

DEMO, Pedro, Habilidades e Competências, no século XXI, Porto Alegre, ed Mediação, 2012.

EXÉRCITO BRASILEIRO. R-69 – REGULAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES (R-69)

Disponível em:http://www.depa.eb.mil.br/images/legislacao/R-69_atualizado.pdf Acessado em: 23 ago 2020 .

FREIRE, Fábio Facchinetti, ESTABELECIDOS E OUTSIDERS NO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO, GT: Sociologia da Educação / 14 – UNIRIO, 2004.

FREIRE, Fábio Facchinetti, OS ENSINOS PREPARATÓRIO, ASSISTENCIAL E ASSISTENCIALISTA, artigo publicado, em 2004.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIA PARA ELABORAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 2ª Edição, do CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS, Revisada e Ampliada 2016.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.), Pesquisa Social, Teoria, Método e Criatividade, Petrópolis, RJ, ed Vozes, 1994.

RUBINSTEIN, Edith. A Especificidade do diagnóstico Psicopedagógico. In: Atuação Psicopedagógica e Aprendizagem Escolar. Petrópolis: Vozes, 1996.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 6 Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

Veröffentlicht

2021-07-17

Zitationsvorschlag

Barbosa, E. A. (2021). O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AMPARADOS DO 6º ANO DO CMBEL. Revista Valore, 5, 95–102. https://doi.org/10.22408/reva50202091895-102