ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219591042-1056Abstract
Nesta contribuição trazemos a aplicação de um espectrofotômetro de baixo custo para o Ensino de Física, com a realização de atividades utilizando um aplicativo de celular. Buscamos apresentar as tarefas efetuadas ao trabalhar os conceitos de emissão e absorção da luz com estudantes licenciandos em Física. A fundamentação teórica do estudo está embasada na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), a qual defende o uso de ferramentas hiperculturais na aprendizagem. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, guias de atividade, pós-testes e gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo, gravadas durante as entrevistas semiestruturadas. O material é uma alternativa para o estudo de espectrometria, sendo o aplicativo um mediador do processo de ensino.
Palavras Chave: Espectrofotômetro. Ensino de física. Celular. Aplicativo.
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