AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219661131-1142Abstract
Considerando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018. Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática.
Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias.
Downloads
Literaturhinweise
RAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008.
C NDIDO, Suely da Silva. O uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Anais Eletrônicos III Encontro Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Literatura - ENILL. Itabaiana/SE: v. 03, 2012.
CARVALHO, Guido de Oliveira. Questões e quadrinhos: o uso das histórias em quadrinhos no ENEM, em vestibulares e concursos. Anais Eletrônicos VI Semana de Integração. Universidade Estadual de Goiás.
Inhumas/GO: v. 4, n. 1, 2017.
CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira.; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107.
CORDEIRO, José Neves; CARDOSO, Daucília Araújo; SILVA, Marcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: algumas conexões com a Matemática. Revista Educação Matemática em Foco, Paraíba, v. 7, n. 3, p. 110-136, jul./dez. 2018.
MISKULIN, Rosana Giaretta Saguerra; AMORIM, Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. In: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 2006, Caxias do Sul.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 31-43.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019.
VERGUEIRO, Waldomiro. et al. O uso das HQs no ensino. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.