A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA SOCIAL: CURRÍCULO E PADRÕES DE REFORMA

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https://doi.org/10.22408/reva502020990274-300

Abstract

Este artigo discute o campo do currículo da Educação Física escolar e está pautado no referencial teórico construcionista social do curriculista inglês Ivor Goodson. Apresenta o conceito de "invenção de tradição", assim como o processo de constituição dessa disciplina escolar a partir de três hipóteses: 1) de que as disciplinas são amálgamas mutáveis; 2) de que a tradição acadêmica sobrepuja as tradições utilitária e pedagógica do currículo; e 3) de que o conhecimento escolar é determinado a partir de conflitos por status profissional. Em seguida, revela um novo padrão de reforma que se apodera da Educação Física pautado em um regime corporativo alinhado a um ideal neoliberal. Por fim, aponta que tais reformas desconsideram as especificidades dessa disciplina escolar e da intervenção docente.

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Felipe da Silva Triani, Revista Valore Editor Científico

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

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Veröffentlicht

2021-08-02

Zitationsvorschlag

Novaes, R. C., Triani, F. da S., Soares, A. J. G., & Telles, S. de C. C. (2021). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA SOCIAL: CURRÍCULO E PADRÕES DE REFORMA. Revista Valore, 5, 274–300. https://doi.org/10.22408/reva502020990274-300