A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva72202211061-14Abstract
O ensino da História e Cultura Afro-brasileira tornou-se obrigatório em todas as disciplinas e instituições de ensino fundamental e médio através da regulamentação da Lei nº 10.639/03. Neste contexto de inclusão conteudista, reflexões acerca de questões relacionadas ao combate a discriminação e preconceito racial devem ser essenciais, inclusive nas aulas de Educação Física, através de práticas corporais. Desse modo, objetiva-se identificar estudos que abordem práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física acerca da cultura afro-brasileira e da capoeira à luz da promoção do conhecimento e da valorização cultural enquanto estratégias de prevenção e combate ao preconceito cultural e ao racismo. A pesquisa é descritiva e analítica, baseada numa revisão sistemática integrativa com descritores relacionados à cultura afro-brasileira, ensino e aprendizagem, e práticas corporais nas aulas de Educação Física, nas principais bibliotecas virtuais, no período de 2017 a 2021. Os resultados encontrados mostram que a Cultura Afro-brasileira tem afinidade com as disciplinas no âmbito escolar, podendo contribuir na aprendizagem de forma contextualizada, promovendo a assimilação por meio do esporte, dentro do contexto Capoeira.
Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira. Educação Física. Ensino aprendizagem. Capoeira.
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