A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Auteurs-es

  • Jefferson Florencio Rozendo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza/CE, Brasil
  • Carla Joyce Castro Sabino Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza/CE, Brasil
  • Fernando Michael Pereira Nobre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza/CE, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva72202211061-14

Résumé

O ensino da História e Cultura Afro-brasileira tornou-se obrigatório em todas as disciplinas e instituições de ensino fundamental e médio através da regulamentação da Lei nº 10.639/03. Neste contexto de inclusão conteudista, reflexões acerca de questões relacionadas ao combate a discriminação e preconceito racial devem ser essenciais, inclusive nas aulas de Educação Física, através de práticas corporais. Desse modo, objetiva-se identificar estudos que abordem práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física acerca da cultura afro-brasileira e da capoeira à luz da promoção do conhecimento e da valorização cultural enquanto estratégias de prevenção e combate ao preconceito cultural e ao racismo. A pesquisa é descritiva e analítica, baseada numa revisão sistemática integrativa com descritores relacionados à cultura afro-brasileira, ensino e aprendizagem, e práticas corporais nas aulas de Educação Física, nas principais bibliotecas virtuais, no período de 2017 a 2021. Os resultados encontrados mostram que a Cultura Afro-brasileira tem afinidade com as disciplinas no âmbito escolar, podendo contribuir na aprendizagem de forma contextualizada, promovendo a assimilação por meio do esporte, dentro do contexto Capoeira.

Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira. Educação Física. Ensino aprendizagem. Capoeira.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMORIM, S. S.; MACHADO, T. T. “O berimbau me deu o compasso”: a capoeira e suas manifestações em Sergipe, no século XIX. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/hYckqkLpLHqcDjNShSVRMtb/?lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, Terceiro e Quarto Ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. LEI No 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 27 out. 2021.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 27 out. 2021.

ESCOLA ALCEU VIANA. A Capoeira na sala de aula: Relações com a Educação Física e outras disciplinas. 2019. Disponível em: https://escolaalceuviana.com.br/2019/06/10/a-capoeira-na-sala-de-aula-relacoes-com-a-educacao-fisica-e-outras-disciplinas/. Acesso em: 06 jun. 2021.

LIMA, Rubens Rodrigues. História da Educação Física: algumas pontuações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 7, n. 13, p. 246-257, 2015. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199/pdf. Acesso em 14 nov. 2021.

LUCENA, R. F.; TRIGUEIRO, N. M. Educação, jogo de corpo e “mandinga” na capoeira de Bimba. Cadernos CEDES, v. 38, p. 89-102, jan-abr 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7qwHRpYwck96t3wzWdQZWdy/?lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2021.

NATIVIDADE, L. Diálogos entre a Capoeira e a Educação Física escolar. primeiros apontamentos de nosso projeto de doutoramento. Revista Teias, v. 20, n. 57, p. 141-155, Abr-Jun 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/36777. Acesso em: 07 jun. 2021.

OLIVEIRA, L. E. C. Capoeira, cultura negra e resistência: da senzala à sala de aula. Seminário Interlinhas, v. 6, n. 1, p. 165-169, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/asipc/article/view/5870. Acesso em: 07 jun. 2021.

OLIVEIRA, J. P.; LEAL, L. A. P. Capoeira identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.

PEREIRA, A. S. M. et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, p. 412-418, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/HXRhDQFhTV4MTFphJySk8Ps/?lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2021.

POMIN, F.; CAFÉ, L. S. Educação para as relações étnico-raciais na educação física para além da capoeira. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/74127. Acesso em: 07 jun. 2021.

SCHMOELLER, Roseli et. al. Cargas de trabalho e condições de trabalho da enfermagem: revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, p. 368-377, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/CbXX56XPMkbNNbPRzXvM37x/?lang=pt&format=html. Acesso em: 07 jun. 2021.

SILVA, G. S. et al. Cultura afro-brasileira: a capoeira na escola e na educação física. Temas em Educação Física Escolar, v. 4, n. 2, p. 94-113, 2019. Disponível em: http://cp2.gov.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2247. Acesso em: 07 jun. 2021.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-21

Comment citer

Rozendo, J. F., Sabino, C. J. C., & Nobre, F. M. P. (2022). A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Valore, 7(2), 1–14. https://doi.org/10.22408/reva72202211061-14