Afroetnomatemática: uma análise sobre a herança matemática de Povos Africanos

Authors

  • Vanessa Crislaine Oliveira Lacerda Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Matheus Augusto Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813549-61

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a Afro-Etnomatemática e as influências da cultura africana no campo da Educação Matemática e apontar possíveis elementos para estudos futuros. Nesse sentido, essa pesquisa consiste num estudo bibliográfico, em que se procurou mapear pesquisas realizadas no âmbito strictu senso. Nossos resultados apontam que as produções acadêmicas sobre Etnomatemática, apresenta uma forte presença de discussões no campo da formação de professores. No entanto, percebemos a ausência de trabalhos de intervenção com estudantes e aprofundamento teórico-metodológico da área.

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Author Biographies

Vanessa Crislaine Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática- UEPG

Matheus Augusto Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática- UEPG

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação-USP

Professor na Faculdade Estácio de Sá

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática- UEL

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPG

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Published

2018-12-26

How to Cite

Lacerda, V. C. O., Silva, M. A., Moraes, J. C. P. de, & Pereira, A. L. (2018). Afroetnomatemática: uma análise sobre a herança matemática de Povos Africanos. Revista Valore, 3, 49–61. https://doi.org/10.22408/reva30201813549-61