O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Abstract
Este estudo aborda a realidade do estágio supervisionado no Ensino Profissionalizante de nível médio no curso Técnico em Agropecuária adotado pelo IF Goiano - Campus Rio Verde e suas implicações na formação profissional do aluno. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório e suas contribuições para a formação do aluno. Para captar as percepções dos discentes participantes sobre o aprendizado teórico-prático bem como a atuação dos supervisores e orientadores durante a execução dessa atividade, procedeu-se à aplicação de questionário eletrônico direcionado aos alunos concluintes de estágios supervisionados no ano de 2019, com perguntas abertas e fechadas. A partir da interpretação dos dados coletados sob o referencial de Bardin (2016), foi possível compreender e identificar as contribuições do estágio supervisionado para a formação pedagógica, profissional e pessoal para os alunos. Foi possível, também, ter uma visão sobre a atuação dos supervisores e orientadores de estágio. Com base nessa análise, é possível inferir que o estágio desempenha um papel significativo na formação de técnicos. No entanto, mesmo quando o processo de estágio sejaconduzido de maneira apropriada,é recomendável que a instituição educacional implemente estratégias para fortalecer a supervisão, orientação, bem como revisar a estrutura curricular para melhor alinhar as atividades práticas com os objetivos pedagógicos.
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