ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva412019224923-935Abstract
Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vivenciam problemas comportamentais e de aprendizagem em casa e na escola, assim como a falta de autocontrole em suas vidas. Mediante a esse cenário, é necessário buscar metodologias que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes diagnosticadas com TDAH. Dessa forma, propomos fazer uma revisão integrativa para conhecer as metodologias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas internacionalmente com alunos diagnosticados com TDAH. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa realizado entre maio e junho de 2019. O estudo foi orientado pela seguinte pergunta: quais são as estratégias de ensino e recursos pedagógicos desenvolvidos nos últimos cinco anos para o ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?. De acordo com os resultados, foi possível verificar que a medida que nossa sociedade e alunos se tornam cada vez mais diversificados, é essencial usar uma variedade de abordagens. Uma combinação de intervenções comportamentais para toda a classe pode promover ganhos em habilidades acadêmicas além das intervenções individualizadas do professor. Os alunos com TDAH devem ser incluídos e não apenas inseridos na sala de aula.
Downloads
References
APA (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5). Arlington: American Psychiatric Association Publishing.
ABAOUD, A. A. Implementation of Peer Tutoring Strategies in Teaching Students with ADHD: Teachers' Attitudes in Saudi Education. Journal of Education and Practice, v. 7, n. 30, p. 52-59, 2016.
BARNETT, J. E. H. Helping Students with ADHD in the Age of Digital Distraction. Physical Disabilities: Education and Related Services, v. 36, n. 2, p. 1-7, 2017.
BLUME, F.; GÖLLNER, R.; MOELLER, K.; DRESLER, T.; EHLIS, A. C.; GAWRILOW, C. Do students learn better when seated close to the teacher? A virtual classroom study considering individual levels of inattention and hyperactivity-impulsivity. Learning and Instruction, v. 61, p. 138-147, 2019.
DE LA GUÍA, E.; LOZANO, M. D.; PENICHET, V. M. R. Educational games based on distributed and tangible user interfaces to stimulate cognitive abilities in children with ADHD. British Journal of Educational Technology, v. 46, n. 3, p. 664-678, 2015.
ELDAOU, B. M. N.; EL-SHAMIEH, S. I. The effect of playing chess on the concentration of ADHD students in the 2nd cycle. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 192, p. 638-643, 2015.
HIGGINS, A. K.; SLUDER, J. B.; RICHARDS, J. M.; BUCHANAN, A. M. A New and Improved Physical Education Setting for Children with ADHD. Strategies, v. 31, n. 4, p. 26-32, 2018.
OLIVEIRA, D. B.; RAGAZZO A. C. S. M.; BARRETO, N. M. P. V.; DE OLIVEIRA, I. R. Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, Bahia. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 15, n. 3, p. 354-358, 2016.
ROCHA, M. M.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e a inclusão escolar. Psicologia Argumento, v. 28, n. 60, 2017.
KARHU, A.; NÄRHI, V.; SAVOLAINEN, H. Inclusion of pupils with ADHD symptoms in mainstream classes with PBS. International Journal of Inclusive Education, v. 22, n. 5, p. 475-489, 2018
MOËLL, B.; KOLLBERG, L.; NASRI, B.; LINDEFORS, N.; KALDO, V. A randomized controlled trial of a guided online course teaching adults with ADHD or sub-clinical ADHD to use smartphones to structure their everyday life. Internet Interventions, v. 2, n. 1, p. 24-31, 2015.
MOURA, L. T.; SILVA, K. P. M. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 22, p. e216-e216, 2019.
WHITTEMORE R.; KNAFL K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. v. 52, n. 5, p. 546-53, 2005.
ZELENKA, V. Universal Interventions for Students With ADHD—and All Students. Kappa Delta Pi Record, v. 53, n. 1, p. 37-40, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.