ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Cintia Soares Guerin Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu https://orcid.org/0000-0002-3648-6052
  • Bruna da Motta Signori Grehs Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu
  • Cadidja Coutinho UNIPAMPA Campus Dom Pedrito

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019224923-935

Resumen

Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vivenciam problemas comportamentais e de aprendizagem em casa e na escola, assim como a falta de autocontrole em suas vidas. Mediante a esse cenário, é necessário buscar metodologias que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes diagnosticadas com TDAH. Dessa forma, propomos fazer uma revisão integrativa para conhecer as metodologias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas internacionalmente com alunos diagnosticados com TDAH. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa realizado entre maio e junho de 2019. O estudo foi orientado pela seguinte pergunta: quais são as estratégias de ensino e recursos pedagógicos desenvolvidos nos últimos cinco anos para o ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?. De acordo com os resultados, foi possível verificar que a medida que nossa sociedade e alunos se tornam cada vez mais diversificados, é essencial usar uma variedade de abordagens. Uma combinação de intervenções comportamentais para toda a classe pode promover ganhos em habilidades acadêmicas além das intervenções individualizadas do professor. Os alunos com TDAH devem ser incluídos e não apenas inseridos na sala de aula.

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Biografía del autor/a

Cintia Soares Guerin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago/RS turma 2012/2015. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPgen) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu, atuando na linha de pesquisa de Ensino em Ciências e Matemática. Além disso, cursa pós graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Atuou como bolsista pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI juntamente com o Estação Ciência atuando no desenvolvimento de cartilhas didáticas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes da rede pública de ensino.

 

Bruna da Motta Signori Grehs, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Pedagogia e Artes Visuais (em andamento). Possui experiência nas áreas de Ensino e Educação, com ênfase no desenvolvimento humano, transtorno e dificuldade de aprendizagem. Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Metodologia do ensino de Artes e Educação Infantil. Atualmente é estudante de especialização em Neuropsicopedagogia Clínica pela Censupeg e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino - Nível Mestrado da Unioeste, atuando na linha de pesquisa Ensino de Linguagens e Tecnologias.

 

Cadidja Coutinho, UNIPAMPA Campus Dom Pedrito

Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Prof. Adjunta na Unipampa Campus Dom Pedrito. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Alfabetização científica e Tecnologias Educacionais. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC).

 

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Publicado

2019-12-24

Número

Sección

Artigo de Revisão