NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: NARRATIVA DE SI PARA UMA REALIDADE INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva50202040378-92Abstract
O presente trabalho visa abordar as ações inclusivas nas instituições de ensino superior referenciando-se pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, como ferramenta para fortalecer a proposta. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão tem a função de reorganizar a realidade vigente apresentando como base primeira a garantia de direitos de todos e todas, valorizando as potencialidades individuais que enriquecem o coletivo social a partir da mudança do paradigma excludente que vigora e se mantém. Ao se afirmar que a realidade inclusiva se defronta com a barreira atitudinal como maior impeditivo do processo, essa leitura ocorre por conta da adesão não voluntária dos profissionais que compõem o quadro docente, técnico e administrativo das instituições de ensino, que aceitam a função para atuar nesse espaço, por inúmeros motivos, não estando entre eles, a real preocupação com esse público ou com o efetivo funcionamento da proposta inclusiva. Portanto, para criar novas tessituras e redes de acolhimento educacional, surge a necessidade de construir diferentes vias de acesso à educação frente às exigências mercadológicas de consumir e produzir. A partir dessa perspectiva, permeando o universo relacional que se desdobra em incontáveis pontos de encontros, delimita-se o contexto em que a narrativa situa a pessoa com deficiência da que não tem impedimentos de acessibilidade. Ao contar sua história o narrador está envolvido na experiencia narrativa, implicado no processo e na experiência. Narrativa, como performance é um ato performativo, em que os sujeitos sociais podem ser desconstruídos, reinventados e transformados.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão no ensino superior. Acessibilidade. Barreira atitudinal.
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