TRABALHO DOCENTE E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022709e-7013

Abstract

O objetivo geral foi levantar a produção acadêmica produzida entre 2015 a 2019 referente as condições de trabalho docente no Plano Nacional de Educação. Os dados preliminares indicaram que 97 artigos foram encontrados. Em sua segunda etapa foi feita a leitura dos títulos dos textos, de maneira que restaram 32 estudos. Na próxima etapa foi feita a leitura dos resumos, sobrando 14 artigos. Por fim, os textos restantes foram lidos em sua totalidade e mais 4 foram eliminados, sobrando 10 artigos, que compuseram a amostra da presente pesquisa. Foi possível observar que houve uma oscilação no que refere a quantidade publicações científicas acerca da temática referida durante o período analisado. Outra coisa a se destacar é a importância das instituições públicas como mantenedoras das revistas acadêmicas. Além disso foi possível observar uma grande concentração de pesquisadores de Universidades e de revistas da região Sudeste do Brasil, inclusive é onde se localizam os periódicos de maior classificação no Qualis.

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Author Biographies

Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialista em Educação Especial e Inclusiva; Psicopedagogia Clínica e Institucional; e Gestão e Planejamento Educacional, todas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia.

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Mestrado em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Published

2022-09-16

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)