PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DO MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL NO EXÉRCITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020771114-133Abstract
O estudo versa sobre as possibilidades e limitações do monitoramento das mídias sociais na Comunicação Social. O foco deste trabalho está na importância do monitoramento dos perfis do Exército Brasileiro nas mídias sociais como ferramenta de apoio à decisão na Comunicação Social. A partir de 2019, o Centro de Comunicação Social do Exército passou a adotar uma estrutura dedicada à análise do impacto das campanhas desempenhadas pelos perfis do Exército nas mídias sociais. Desta forma, durante o desempenho da gestão de perfis do Exército Brasileiro nas mídias sociais, o monitoramento de redes sociais tem sido relevante no acompanhamento e geração de feedbacks para as campanhas de Comunicação Social do Exército nas mídias sociais implementando impactos relevantes para os perfis administrados pelo CCOMSEx. Nesse contexto, questiona-se: qual a resultante do emprego do monitoramento de mídias sociais como ferramenta de apoio à decisão na Comunicação Social? Acredita-se que o uso adequado do monitoramento de mídias sociais, mediado pelas ferramentas de análise, favorece a minimização dos impactos negativos na imagem da instituição e geração de maior engajamento com o público.
Downloads
References
BARGERJUL. Christopher. O estrategista em Mídias Sociais. São Paulo: DVS Editora, 2013. BRASIL. Exército. Portaria Nº 196-EME, de 1º de julho de 2019. Aprova as Normas para Criação e Gerenciamento das Mídias Sociais no Âmbito do Exército Brasileiro. Brasília: EME, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2Z6e5n2. Acesso em: 01 jun. 2020. BRUNS, Axel: Collaborative online news production. New York: Peter Lang Publishing, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTELLS, Manuel. Communication Power. OUP Oxford, 2013. CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. Sociedade em transição para a sociedade em rede. In: CONFERÊNCIA A SOCIEDADE EM REDE: DO CONHECIMENTO À AÇÃO POLÍTICA. 2005, Belém, Portugal. Anais [...]. Belém, Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. p. 31 - 64. COSTA, Ana. Redes Sociais: Anatomia do conteúdo. Rio de Janeiro: Novaterra, 2019. COSTA, Ana. Redes Sociais: Estratégias de Monitoramento. Rio de Janeiro: Novaterra, 2015. EXÉRCITO BRASILEIRO. Separata ao Boletim do Exército (BE). Portaria n° 1.885 de 14 de novembro de 2019. Aprova a Diretriz de Comunicação Social do Exército (EB10-D-11.003). Brasília, DF, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.