AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID DE BIOLOGIA DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA

Authors

  • Bárbara Cristina Heitor Silva Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG
  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Bauru-SP
  • Antônio Fernandes Nascimento Junior Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235

Abstract

Com o passar do tempo, a importância da formação inicial de professores tem sido cada vez mais reconhecida e valorizada. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), um programa onde os licenciandos tem a oportunidade de vivenciar a rotina escolar, tem importantes contribuições para essa formação. Neste trabalho faremos uma análise de própria prática numa escola do município de Lavras, onde, durante o estágio supervisionado, foram ministradas aulas de um bimestre letivo aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas a partir das experiências e conhecimentos adquiridos no PIBID de Biologia da UFLA. Cada aula foi relatada e, posteriormente analisada. Como resultados, encontramos temas considerados pela literatura como de uma formação de qualidade. Sendo assim, consideramos que as experiências do PIBID foram significativas para a formação da bolsista.

Palavras-chave: Formação Inicial. PIBID. Estágio Supervisionado.

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Published

2021-07-14

How to Cite

Silva, B. C. H., Gonçalves, L. V., & Nascimento Junior, A. F. (2021). AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID DE BIOLOGIA DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA. Revista Valore, 6, 224–235. https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235