EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Authors

  • Cláudia Elizandra Lemke Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS
  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo-RS
  • Eloísa Antunes Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021814381-390

Abstract

O presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9.ed. Joinville – SC: UNIVILLE, 2010.

ARAKI, D. P. Esporte e educação: saúde e cidadania na escola- manual do educador. 1.ed. São Paulo: Eureka, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, R.S.S.; VERAS, M.S.; LEITÃO BATISTA, M.A. O mundo moderno e os hábitos de vida da população. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 27-32.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FAZENDA, I. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo, Cortez: 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 55. ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GALVÃO, V. S. O ensino da fisiologia humana: um estudo com estudantes da fonoaudiologia envolvendo o tema ‘homeostasia’. Investigações Ensino Ciênc., Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 255-280, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/358. Acesso em 31 jan. 2019.

LEITÃO BATISTA, M.A.; CATRIB, A.M.F.; DANTAS, P.M.S. A educação física na promoção da saúde. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 33-38

LEMKE, C.E.; SCHEID, N.M.J. As aproximações dos currículos de Ciências e Educação Física. In: XXIII Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação: pesquisa e extensão: ampliando horizontes na formação acadêmica. Anais [...] Santo Ângelo: EdiURI, 2019. p. 473-80. Disponível em: http://ww2.san.uri.br/siic2019/wp-content/uploads/2019/11/anais-actas-A4-2019-PRONTO-final_ok.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2019.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MION, R. A. Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 49-59, 2009. Disponível em: <https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/212>. Acesso em: 03 abr. 2019.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: A prática reflexiva do ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 87-121.

ROSÁRIO, L. F. A Educação Física na Escola e suas interfaces com os conteúdos de História e Ciências nos livros didáticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

SILVA, A. L. G. Arte. In: FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. p.38-42.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Recommendations on Physical Activity for Health: 5-17 years old, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activityrecommendations-5-17years.pdf. Acesso em 12 fev. 2020.

ZABALZA, M. A. Diários de aula. Tradutores: José Augusto Pacheco e José Machado. Editora: Porto Editora. 1994.

Published

2021-07-14

How to Cite

Lemke, C. E., Scheid, N. M. J., & Maciel, E. A. (2021). EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Valore, 6, 381–390. https://doi.org/10.22408/reva602021814381-390