A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021827510-522Abstract
A formação de professores é objeto de pesquisa para a melhoria na qualidade do ensino. No que tange a Ciência, o ensino de Física ao elencar os problemas considera as possibilidades de mudanças. O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, vinculado à Sociedade Brasileira de Física oportuniza essa formação continuada. O artigo objetiva definir as principais dificuldades no Ensino de Física no Brasil e analisar como o MNPEF pode contribuir no Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental com referenciais teóricos da Ciência, da formação de professores, documentos do programa e material produzido por egressos. Os resultados demonstram a amplitude do programa, e a possibilidade de atender aos anseios da sociedade contemporânea.
Palavras Chave: Física, Formação Continuada, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.Downloads
References
SBF. Sociedade Brasileira de Física. Regimento Geral do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física– MNPEF-SBF. São Paulo, 2015. Disponível em http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/RegimentoMNPEF_11_03_20 15_final.pdf. Acesso em 16 de dezembro de 2018.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014a. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: Acesso em: 17 dez. 2019.
CHIQUETTO, M. J. (2011). O currículo de física do ensino médio no Brasil: discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, 7(1).
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
COSTA, L. G., & Barros, M. A. (2015). O ensino da física no Brasil: problemas e desafios. In VII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE).
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Autores Associados, 2004.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, 2007.
Gaspar, A. (1997). Cinqüenta anos de Ensino de Física: Muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 15, 1-13.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. Editora Pedagógica e Universitária, 1987.
MORAES, Maria C. M. de. Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica no Ensino de Física. Estudos Avançados 32 (94), 2018.
PEREIRA, R. F. (2019). A Nova BNCC e a formação de professores de Física. Fontes, 234-245. Paranavaí.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.