A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)

Authors

  • Elisângela Rovaris Nesi Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Michel Corci Batista Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR; Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão-PR.
  • Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021827510-522

Abstract

A formação de professores é objeto de pesquisa para a melhoria na qualidade do ensino. No que tange a Ciência, o ensino de Física ao elencar os problemas considera as possibilidades de mudanças. O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, vinculado à Sociedade Brasileira de Física oportuniza essa formação continuada. O artigo objetiva definir as principais dificuldades no Ensino de Física no Brasil e analisar como o MNPEF pode contribuir no Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental com referenciais teóricos da Ciência, da formação de professores, documentos do programa e material produzido por egressos. Os resultados demonstram a amplitude do programa, e a possibilidade de atender aos anseios da sociedade contemporânea.

Palavras Chave: Física, Formação Continuada, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

Downloads

Download data is not yet available.

References

SBF. Sociedade Brasileira de Física. Regimento Geral do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física– MNPEF-SBF. São Paulo, 2015. Disponível em http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/RegimentoMNPEF_11_03_20 15_final.pdf. Acesso em 16 de dezembro de 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014a. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: Acesso em: 17 dez. 2019.

CHIQUETTO, M. J. (2011). O currículo de física do ensino médio no Brasil: discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, 7(1).

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.

COSTA, L. G., & Barros, M. A. (2015). O ensino da física no Brasil: problemas e desafios. In VII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE).

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Autores Associados, 2004.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, 2007.

Gaspar, A. (1997). Cinqüenta anos de Ensino de Física: Muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 15, 1-13.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. Editora Pedagógica e Universitária, 1987.

MORAES, Maria C. M. de. Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica no Ensino de Física. Estudos Avançados 32 (94), 2018.

PEREIRA, R. F. (2019). A Nova BNCC e a formação de professores de Física. Fontes, 234-245. Paranavaí.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 1998.

Published

2021-07-14

How to Cite

Nesi, E. R., Batista, M. C., & Deimling, N. N. M. (2021). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF). Revista Valore, 6, 510–522. https://doi.org/10.22408/reva602021827510-522