BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO

Autores/as

  • Ellen Alves dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Jaqueline Santos Barradas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva5020201059362-395

Resumen

Pesquisa na qual se investiga bibliotecas e sua relação com a cultura maker. Considera-se bibliotecas como espaços sociais, locais de encontro, onde é possível aproximar-se do conhecimento explícito, registrado, e aonde se discute criticamente esse conhecimento. Em um mundo em crescente evolução, em que informação e tecnologia estão acessíveis na palma das mãos, quais podem ser as estratégias inovadoras a serem adotadas pelas bibliotecas para atrair e manter seus usuários? Nesta direção, este artigo propõe-se a investigar o funcionamento dos makerspaces e sua contribuição para as bibliotecas. Analisa o surgimento e crescimento dos espaços criativos em bibliotecas (makerspaces) como uma possibilidade de inovação de seus produtos e serviços. Conceitua o movimento Maker e makerspaces evidenciando características. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Coleta informações sobre a experiência de bibliotecas que fazem uso dos espaços criativos, identificadas por meio de pesquisa nas hashtags da mídia social Instagram e, posteriomente, por meio de envio de questionário por email a bibliotecas que adotaram makerspaces em seus espaços físicos, no cenário nacional e internacional. Expõe respostas capturadas de quatro bibliotecas e analisa práticas à função social de bibliotecas, destacando as vantagens da união dos conceitos de uso de bibliotecas e de espaços criativos. Sugere possibilidades de projetos que podem ser adaptados à realidade das bibliotecas brasileiras. Conclui ressaltando a contribuição desses espaços maker para o cidadão, para o maior uso da informação e para a função social das bibliotecas.

Palavras-chave

1.Bibliotecas; Makerspaces; Movimento Maker; Inovação; Criatividade.

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Santos, E. A. dos, & Barradas, J. S. (2021). BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO. Revista Valore, 5, 362–395. https://doi.org/10.22408/reva5020201059362-395