TREINAMENTO EM MINDFULNESS COMO FERRAMENTA POTENCIAL PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumen
Este estudo tem como tema Mindfulness e Aprendizagem. Partindo de uma problemática na qual sintomas como de falta de atenção, ansiedade e depressão são cada vez mais comuns entre jovens estudantes, este artigo teve como base a seguinte pergunta de partida: “O Treinamento em Mindfulness é capaz de contribuir para o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes?” Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar se o MT aplicado no contexto escolar é capaz de contribuir para o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Partimos do pressuposto de que o MT tem potencial significativo de auxiliar no processo integral de aprendizagem de crianças e jovens. Para tal, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Ao fim do estudo, chegou-se aos seguintes resultados: 1) O MT emergiu como instrumento capaz de promover a melhora da saúde física e mental de crianças e jovens; 2) O MT colaborou para a melhora da relação professor-aluno e aumento de comportamentos sociais positivos em sala de aula; 3) O MT se mostrou como ferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento de funções psicológicas superiores como atenção e emoção em crianças e adolescentes (abordagem sobre aprendizagem em Vigotski); 4) O MT se mostrou como um recurso capaz de contribuir para o processo integral de aprendizagem de crianças e adolescentes em contexto escolar, promovendo habilidades cognitivas, afetivas e sociais (abordagem sobre aprendizagem em Illeris); 5) Existem evidências que apontam para uma possível correlação entre as habilidades aprendidas por meio do MT e a melhora da saúde física e mental de crianças e adolescentes que receberam este tipo de treinamento.
Palavras-chave: mindfulness, treinamento em mindfulness (MT), atenção plena, aprendizagem, crianças e adolescentes.
Descargas
Citas
BARROCO, S. M. S.; SUPERTI, T. Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contri-buições para o desenvolvimento humano. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 1, p. 22–31, jan. 2014. Disponível em:< www.scielo.br/j/psoc/a/vr5bbMpFznNZRsVTMJFxVqN/?format=pdf>. Acesso em: 19 set. 2023.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mis-tos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa e FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da Pesquisa Científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Rev. para. med; 23(3)jul-set.2009.
FRANK, J. L.; JENNINGS, P. A.; GREENBERG, M. T. Mindfulness-based interven-tions in school settings: An introduction to the special issue. Research in Human De-velopment, v. 10, n. 3, p. 205-210, 2013. DOI: 10.1080/15427609.2013.818480. Dis-ponível em: <http://www.researchgate.net/publication/242329947_Mindfulness-Ba-sed_Interventions_in_School_Settings_An_Introduction_to_the_Special_Issue_INTRODUCTION>. Acesso em: 19 set. 2023.
ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. São Paulo: Editora Penso, 2013, p.15-30.
CARBONI, Jessica A.; ROACH, Andrew T.; FREDRICK, Laura D. Impact of Mindful-ness Training on the Behavior of Elementary Students With Attention-Deficit/Hyperactive Disorder. Research in Human Development, v. 10, n. 3, p. 234-251, 2013. DOI: 10.1080/15427609.2013.818487. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2023.
KABAT-ZINN, Jon. Wherever you go, there you are: Mindfulness meditation in everyday life. New York: Hyperion, 1994.
LÜDKE, M. André M. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU, 1986.
LANGER, Álvaro I. et al. Mindfulness y promoción de la salud mental en adolescen-tes: efectos de una intervención en el contexto educativo. Rev. méd. Chi-le, Santiago, v. 145, n. 4, p.476-482, abr. 2017. Disponível em:. Aces-so em 19 set. 2023.
MELBOURNE ACADEMIC MINDFULNESS INTEREST GROUP. Mindfulness-based psychotherapies: a review of conceptual foundations, empirical evidence and practical considerations, 2006. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2023.
NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In: ROCHA. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, 2010, p. 211-242. Disponível em:. Acesso em: 10 set. 2023.
RAAD, Ingrid Lilian Fuhr. As ideias de Vigotski e o contexto escolar. Rev. psicope-dag., São Paulo, v. 33, n. 100, p. 98-102, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2023.
ROESER, Robert W. Mindfulness and Human Development: A Commentary on the Special Issue. Research in Human Development, v. 10, n. 3, p. 273-283, 2013. DOI: 10.1080/15427609.2013.818490. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2023.
SILVA, F. G. da; DAVIS, C. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 633–661, 2013. Disponível em:<https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/465>. Acesso em: 19 set. 2023.
SILVA JUNIOR, Luiz Alberto; LEAO, Marcelo Brito Carneiro. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 715-728, jul. 2018. Diponível em:<http://www.scielo.br/j/ciedu/a/yBwC9L74v4vD3s4PwVXggsk>. Acesso em: 19 set. 2023.
SINGH, Nirbhay N.; LANCIONI, Giulio E.; WINTON, Alan S. W.; KARAZSIA, Bryan T.; SINGH, Judy. Mindfulness Training for Teachers Changes the Behavior of Their Preschool Students. Research in Human Development, v. 10, n. 3, p. 211-233, 2013. DOI: 10.1080/15427609.2013.818484. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2023.
TATTON-RAMOS, Tiago Pires et al. Mindfulness em ambientes escolares: adaptações e protocolos emergentes. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 24, n. 4, p. 1375-1388, dez. 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2016000400010>. Acesso em: 19 set. 2023
VYGOTSKI, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 4ª edição. 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.