TREINAMENTO EM MINDFULNESS COMO FERRAMENTA POTENCIAL PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • RUDY BRANDAO CUNHA Exército Brasileiro
  • Cristina Novikoff EXÉRCITO BRASILEIRO

Resumo

Este estudo tem como tema Mindfulness e Aprendizagem. Partindo de uma problemática na qual sintomas como de falta de atenção, ansiedade e depressão são cada vez mais comuns entre jovens estudantes, este artigo teve como base a seguinte pergunta de partida: “O Treinamento em Mindfulness é capaz de contribuir para o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes?” Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar se o MT aplicado no contexto escolar é capaz de contribuir para o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Partimos do pressuposto de que o MT tem potencial significativo de auxiliar no processo integral de aprendizagem de crianças e jovens. Para tal, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Ao fim do estudo, chegou-se aos seguintes resultados: 1) O MT emergiu como instrumento capaz de promover a melhora da saúde física e mental de crianças e jovens; 2) O MT colaborou para a melhora da relação professor-aluno e aumento de comportamentos sociais positivos em sala de aula; 3) O MT se mostrou como ferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento de funções psicológicas superiores como atenção e emoção em crianças e adolescentes (abordagem sobre aprendizagem em Vigotski); 4) O MT se mostrou como um recurso capaz de contribuir para o processo integral de aprendizagem de crianças e adolescentes em contexto escolar, promovendo habilidades cognitivas, afetivas e sociais (abordagem sobre aprendizagem em Illeris); 5) Existem evidências que apontam para uma possível correlação entre as habilidades aprendidas por meio do MT e a melhora da saúde física e mental de crianças e adolescentes que receberam este tipo de treinamento.

 

Palavras-chave: mindfulness, treinamento em mindfulness (MT), atenção plena, aprendizagem, crianças e adolescentes.

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Biografias Autor

RUDY BRANDAO CUNHA, Exército Brasileiro

Aluno do Curso de Psicopedagogia Escolar do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC). Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) – 2008. Pós-graduado em Guerra Eletrônica pelo Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) – 2009. Pós-graduado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) – 2018. E-mail: rudybrandao@gmail.com

Cristina Novikoff, EXÉRCITO BRASILEIRO

[1] Ph.D. em Cultura organizacional (UFRRJ, 2023) e em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Professora concursada da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras (2016-2019). Professora do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (2020-atual). Líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq e do NeurMil- da formação ao combate.  Editor-gerente da Revista Silva – CEP/FDC 2022-atual) – CFP/UFCG. Criadora do método de ensino de pesquisa intitulado “Dimensões da Pesquisa Acadêmico-Científica”. E-mail: cristinanovikoff@gmaill.com

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

CUNHA, R. B., & Novikoff, C. (2025). TREINAMENTO EM MINDFULNESS COMO FERRAMENTA POTENCIAL PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Valore, 10, e-10017. Obtido de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1593

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)