A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTO-JUVENIL MICHELE CARRARA NA BAIXADA FLUMINENSE À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores/as

  • LUCIANA SALLES DA COSTA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do Centro de Educação Infanto-Juvenil Michele Carrara (CEIJ) à luz da Educação Ambiental Crítica. O CEIJ está localizado no bairro de Parada Angélica, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro; foi fundado pela organização não governamental Serviço de Educação e Organização Popular (SEOP) e tem como atividades basilares o atendimento a crianças em contraturno escolar, onde oferta atividades diversas de alfabetização, reforço escolar e educação ambiental. Dentre as atividades que destacamos neste artigo, estão sua “horta florestal” e sua “feira sustentável”, que, conforme analisamos, se conectam fortemente àeducação ambiental crítica– vertente que se contrapõe a outras vertentes da educação ambiental, chamadas de“conservadora”, “conservacionista” ou “pragmática”.As ações desenvolvidas no âmbito do CEIJ se aproximam da EA crítica na medida em que se situam em um bairro periférico, são lideradas por mulheres da classe trabalhadora e se conectam à realidade concreta de crianças em vulnerabilidade sócio-econômica, revelando valores como a solidariedade, espírito de comunidade e conexão com a natureza.

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

SALLES DA COSTA, L., & SIMONI HOMEM DE CARVALHO, I. (2024). A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTO-JUVENIL MICHELE CARRARA NA BAIXADA FLUMINENSE À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Valore, 9(2), 59–71. Recuperado a partir de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1817

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)