MAPAS CONCEITUAIS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

  • Beatriz Haas Delamuta Universidade Estadual de Maringá, Programa de Educação para a Ciência e a Matemática.
  • Marlize Spagolla Bernardelli Universidade Estadual do Norte do Paraná – Cornélio Procópio
  • Natany Dayani de Souza Assai Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina.
  • Diego Marlon Santos Universidade Estadual de Maringá, Programa de Educação para a Ciência e a Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018184415-428

Resumen

O objetivo é discutir as perspectivas de ensino evidenciadas por 5 professores de Química da rede pública sobre sua atividade docente, mediante ao estudo de mapas conceituais elaborados pelos mesmos. Os dados dessa pesquisa constituem 3 encontros de um Roteiro Instrucional. Nesses encontros os professores desenvolveram mapas conceituais mediante a sistematização de um conceito químico escolhido e os procedimentos metodológicos, recursos didáticos e procedimentos avaliativos utilizados em sala de aula para trabalhar tal conceito. Posterior à análise dos mapas, foi possível perceber a predominância da perspectiva tradicional, com ênfase na utilização do quadro negro e de avaliações teóricas, além da identificação de alguns equívocos conceituais por parte dos professores analisados

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Haas Delamuta, B., Spagolla Bernardelli, M., de Souza Assai, N. D., & Santos, D. M. (2018). MAPAS CONCEITUAIS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Valore, 3, 415–428. https://doi.org/10.22408/reva302018184415-428