MECANISMOS DE COMPLIANCE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Aline Gama da Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ – Brasil
  • Paloma de Lavor Lopes Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ – Brasil Faculdade Sul Fluminense, Volta Redonda, RJ – Brasil
  • Renan Gomes de Moura Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, RJ - Brasil
  • Marcus Vinicius Barbosa Faculdade Sul Fluminense, Volta Redonda, RJ – Bras

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019373317-330

Resumen

O compliance é um modelo de controle bem estruturado, que ajuda as instituições de ensino superior a se desenvolverem e criarem expectativas melhores frente aos seus stakeholders. Podemos dizer que ele é a agregação de regras e diretrizes internas que somadas auxiliam as instituições a cumprirem as normas legais regulamentares, ou seja, ajuda a instituição a ser manter integra, evitando desvios de conduta que possam atrapalhar e sua integridade corporativa. O objetivo geral desse artigo é identificar como funciona a gestão do mecanismo de compliance nas IES. Foram realizadas pesquisas bibliográficas com autores voltados para o tema e a assuntos relacionados ao mesmo, com uma abordagem qualitativa além de um estudo de caso, com o auxílio de entrevistas semiestruturadas. Percebe-se que a instituição segue as normas, que implica que tecnicamente a instituição está em compliance. Esse estudo viabilizou a compreensão da melhor maneira de se utilizar o modelo de compliance nas IES.

Palavras-Chave:Compliance, Diferencial competitivo, Instituições de ensino Superior.

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Publicado

2020-01-08