MECANISMOS DE COMPLIANCE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Aline Gama da Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ – Brasil
  • Paloma de Lavor Lopes Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ – Brasil Faculdade Sul Fluminense, Volta Redonda, RJ – Brasil
  • Renan Gomes de Moura Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, RJ - Brasil
  • Marcus Vinicius Barbosa Faculdade Sul Fluminense, Volta Redonda, RJ – Bras

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019373317-330

Resumo

O compliance é um modelo de controle bem estruturado, que ajuda as instituições de ensino superior a se desenvolverem e criarem expectativas melhores frente aos seus stakeholders. Podemos dizer que ele é a agregação de regras e diretrizes internas que somadas auxiliam as instituições a cumprirem as normas legais regulamentares, ou seja, ajuda a instituição a ser manter integra, evitando desvios de conduta que possam atrapalhar e sua integridade corporativa. O objetivo geral desse artigo é identificar como funciona a gestão do mecanismo de compliance nas IES. Foram realizadas pesquisas bibliográficas com autores voltados para o tema e a assuntos relacionados ao mesmo, com uma abordagem qualitativa além de um estudo de caso, com o auxílio de entrevistas semiestruturadas. Percebe-se que a instituição segue as normas, que implica que tecnicamente a instituição está em compliance. Esse estudo viabilizou a compreensão da melhor maneira de se utilizar o modelo de compliance nas IES.

Palavras-Chave:Compliance, Diferencial competitivo, Instituições de ensino Superior.

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Publicado

2020-01-08

Como Citar

Silva, A. G. da, Lopes, P. de L., Moura, R. G. de, & Barbosa, M. V. (2020). MECANISMOS DE COMPLIANCE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Valore, 4, 317–330. https://doi.org/10.22408/reva402019373317-330