NARRATIVAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS: COMPROMISSO DE QUEM, COM QUEM E PARA QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva50202040263-77Resumen
O presente trabalho é fruto de questionamentos cotidianos realizados pelas autoras que atuam diretamente no universo escolar tanto na coordenação da educação inclusiva com alunos do ensino fundamental, quanto no ensino superior em instituições públicas e particulares de ensino. Tem por finalidade problematizar a prática inclusiva no universo escolar levando o cenário legal da inclusão. Reconhecendo que o movimento pela garantia de direitos essenciais a todos ainda é recente no Brasil e que, pensar em direitos de todos e para todos historicamente é travado por pressões sociais, sejam elas, conservadoras ou emancipadoras, ainda vivemos um período de transformações em prol da inclusão educacional. As políticas públicas educacionais cumprem uma função ideológica clara na manutenção da ordem capitalista e, que no período em que a presença de pessoas com deficiência e ou necessidade educacionais especiais representava um obstáculo à acumulação do capital, criaram-se as bases para que estas fossem mantidas à margem do convívio social, consequentemente, as instituições especializadas foram de grande serventia cumprindo com a função que lhes foi destinada para receber esses sujeitos excluídos. O avanço legislativo foi alcançado com a militância e o amadurecimento social democrático.
Palavras-Chave: Inclusão Educacional. Compromisso Social. Exclusão. Prática InclusivaDescargas
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