PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020406125-141Resumen
Neste artigo apresentamos um estudo de caso com objetivo de analisar a produção de significados de estudante cego sobre práticas excludentes no acesso e permanência na universidade. Nesse processo, a pessoa com necessidades educacionais específicas participa e produz espaços relacionais e históricos de identificação. O estudante participou de entrevista narrativa submetida à análise dialógico-temática. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção de significado foram construídas em três temas centrais: a) vivências em espaços de invisibilidade; b) vivências em espaços de isolamento nas vivências cotidianas escolares de segregação; e c) vivências em espaços de negociação dos movimentos sociais. Em sua interpretação sobre sua experiência no Ensino Superior, as vivências em práticas excludentes são produzidas na tensão entre forças hegemônicas e contra hegemônicas. Enquanto os processos excludentes orientam-se à homogeneização das identidades, espaços abertos de quebra de comunicação e produção de significados promoveram posicionamentos agenciais do estudante em processos interacionais, e espaços híbridos de identificação desencadearam o exercício da singularidade.
Palavras-chave: exclusão social; produção de significado; identidade
Descargas
Citas
ABBEY, E.; VALSINER, J. Emergence of meanings through ambivalence. Forum Qualitative social research; 6(1). 2005.
AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9ª edição. São Paulo: Papirus. 2012.
BAKHTIN, M. The dialogic imagination: Four essays. Austin: University of Texas Press. 1981.
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2005.
BERALDO, R. M. F.; LIGÓRIO, M. B.; BARBATO, S. B. Intersubjectivity in primary and secondary education: a review study. Research Papers in Education. 2017.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas.1997.
CANCLINI, Néstor . García. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP. 2013.
CLÍMACO, J. La diferencia convertida en discapacidad en los discursos jurídicos y pedagógicos brasileños: un análisis de las leyes de educación especial. Polyphōnia: Revista de Educación Inclusiva; 3(2): 135-151; 2019.
GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência. Educar em Revista, 33(3); 2017, p. 151-166.
GIL, I. L. C. Processos comunicativos de uma criança com paralisia cerebral no contexto escolar. Tese. Doutora em Processos de desenvolvimento humano e saúde. Orientação: Profª. Drª Silviane Bonaccorsi Barbato. Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde Universidade de Brasília, Brasília. 2009. Disponível em <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8158/1/2009_IngridLapadeCamillisGil.pdf>. Acesso em abril de 2018.
GILLESPIE, A. The Social Basis of Self-Reflection. In VALSINER, J.; ROSA, A. (Eds). The Cambridge Handbook of Sociocultural Psychology. Londres: Cambridge University Press, 2007. p. 678-691.
GLĂVEANU, V. P. Creativity as a sociocultural act. The Journal of Creative Behavior, 49 (3), 2015, p. 165–180.
GÓES, M. C. R.; LAPLANE, A. L. F. (ORGS). Políticas e práticas de educação inclusiva. 3ª edição. Campinas: Autores Associados. 2007.
HARRÉ, R. Positioning Theory: Moral Dimensions of Social-Cultural Psychology. In Valsiner, Jaan. The Oxford Handbook of Culture and Psychology New York: Oxford University Press, 2012.
HERMANS, H. The dialogical self: Toward a theory of personal and cultural positioning. Culture & Psychology, 7 (3);243-281. 2001.
INSTITUTO DE NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCACIONAIS (INEP). Censo da educação superior 2018: divulgação dos resultados. Disponível em <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/apresentacao_censo_superior2018.pdf> Acesso em janeiro de 2019.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In M. W. Bauer, & G. Gaskell (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (pp. 90-113). Rio de Janeiro: Vozes. 2002.
MADUREIRA, A. F. A. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a Construção de uma cultura democrática. Tese. Doutora em Psicologia. Orientação: Profª Drª Angela Maria Cristina Echôa de Abreu Branco. Insituto de Psicologia Universidade de Brasília. 2007. Disponível em <https://core.ac.uk/download/pdf/33529932.pdf>. Acesso em maio de 2019.
MCLEANS, K. C.; PRATT, M. W. Life’s Little (and Big) Lessons: Identity Statuses and Meaning-Making in the Turning Point Narratives of Emerging Adults. Developmental Psychology. 42 (4); 2006, p. 714 –722.
MELAZZO, E. S.; GUIMARÃES, R. B.; Exclusão social em cidades brasileiras: um desafio para as políticas públicas. São Paulo: UNESP, 2010.
MIETO, G. S.; BARBATO, S. B.; ROSA, A. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32 n. esp., pp. 1-10, 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptp-32-spe-e32ne29.pdf>. Acesso em janeiro de 2019.
OLIVEIRA; V. M.; SATRIANO, C. R. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatória. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 257-282, mai./ago.2014. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4275/3907>. Acesso em agosto de 2016.
OVERTON, W. F. Processes, Relations, and Relational-Developmental-Systems. In OVERTON, W. F.; MOLENAAR, P.; LERNER, R. (EDS), Handbook of child psychology and developmental science: Theory and Method. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2015. p. 9-62.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Edusp. 1998.
SELAU, B.; DAMIANI, M. F.; COSTAS, F. A. T. Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos? Acta Scientiarum. Education; 39 (4); p. 431-440. 2017.
SHIMAZAKI, E. M.; SILVA, S. C. R.; VIGINHESKI, L. V. M. O ensino de matemática e a diversidade: o caso de uma estudante com deficiência visual. Interfaces da Educação; 6 (18): 148-164; 2015.
VALSINER, J. Fundamentos da Psicologia Cultural: Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed. 2012.
VIEIRA, A. B.; FURINI, L. A.; NUNES, M.; LIBÓRIO, R. M. C. Exclusão social: a formação de um conceito. In MELAZZO, E. S.; GUIMARÃES, R. B. (Orgs). Exclusão social em cidades brasileiras: um desafio para as políticas públicas. São Paulo: UNESP, 2010. p. 11 – 31.
VIEIRA, A. G.; HENRIQUES, M. R. A Construção Narrativa da Identidade. Psicologia: Reflexão e Crítica; 27(1): 163-170. 2014.
VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª Edição São Paulo: HUCITEC. 2006.
ZITTOUN, T.; DE SAINT-LAURENT, C.. Life-creativity Imagining one’s life. In GLĂVEANU, V. P.; GILLESPIE, A.; VALSINER, J. (EDS). Rethinking creativity: contributions from social and cultural psychology. New York: Routledge. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.