CARGA DE TRABALHO E SAÚDE PSICOLÓGICA: UM OLHAR PARA A REALIDADE DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores/as

  • Queli Ghilardi Cancian
  • Andréia Florêncio Eduardo de Deus
  • Vilmar Malacarne

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219191465-1480

Resumen

As transformações do mundo moderno estimulam mudanças na constituição da universidade e, também, na saúde dos professores universitários. Objetivamos, nesta pesquisa, investigar a carga de trabalho e saúde psicológica de professores de uma universidade pública. Trata-se de pesquisa qualitativaquantitativa. A amostra é representada por 30 professores. Os resultados apontam alta carga de trabalho e desgaste emocional demonstrado na relação com o trabalho. A ansiedade surge como principal causa de adoecimento seguido do estresse. Na maioria dos professores, as doenças não foram relacionadas separadamente, colaborando para o entendimento de que a síndrome de Burnout esteja ligada ao adoecimento psicológico de professores.

Palavras-Chave: Trabalho Docente; Doenças Psicológicas; Professor Universitário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, M. E. Síndrome de Burnout. Fundação

Universitária Mário Martins, curso de especialização em

psiquiatria. Psychiatry on line Brasil. Porto Alegre, v.

, n. 9, p.01-06, 2017.

BRASIL, Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout: o

que é, quais as causas, sintomas e como tratar. Disponível

em:< http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saudemental/sindrome-de-burnout> Acesso em: 20 jan. 2020.

CABRAL, M. F. Manter a qualidade de vida enquanto

se luta para ganhar a vida: a vulnerabilidade dos

técnicos do projeto acorde à síndrome de Burnout. 2004,

f. TCC (Curso de Serviço Social) Universidade Federal

de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2004.

CASTILLO, A. R. GL; RECONDO, R.; ASBAHR, F. R.;

MANFRO, G. G. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras.

Psiquiatr. vol. 22, suppl. 2, 2000, p. 20-23.

CUNHA, N. C; CUNHA, T. N. B. Intensificação do

trabalho docente no ensino superior: Significados e

condições. Cadernos da Fucamp., Monte Carmelo, MG,

v. 15, n. 23, 2015, p. 22-40.

CRUZ, R. M.; LEMOS, J. C.; WELTER, M. M.;

GUISSO, L. Saúde docente, condições e carga de

trabalho. Revista Electrónica de Investigación y

Docencia (REID), n. 4, 2010.

DARMODY, M., SMYTH E., UNGER, M. Field of

Study and Students` Workload in Higher Education.

International Jour of Comparative Sociology, vol. 49,

p. 329-346, 2008.

DEMEROUTI, E. Strategies used by individuals to

prevent burnout. European Journal of Clinical

Investigation, v. 45, n. 10, p. 1106-1112, 2015.

DRIESEN, M. T. et al., Participatory ergonimics to

reduce exposure to psychosocial and physical risk factors

for low back pain and neck pain: results, of a cluster

randomised

controlled trial. Occupational and Environemental

Medicine, v. 68, p. 674-681, 2011.

DIEHL, L; MARIN, A. H. Adoecimento mental em

professores brasileiros: Revisão sistemática da literatura.

Estudos Interdisciplinares em Psicologia. Londrina, v.

, n. 2, p. 64-85, 2016.

GALVAN, T. C. Carga de trabalho: definição, fatores

influentes e identificação de causas raiz. (Dissertação de

Mestrado) 103f. Porto Alegre, 2015.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; CALLADO, C. F.;

LUCIO, M. D. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto

Alegre: Penso, 2013.

JOHNSON, C.; SMITH,E. C. A Mid-terminal Concepto f

Operations: Evolution and Evolution Analysis. IEEE,

KOETZ, L.; REMPEL, C.; PÉRICO, E. Quality of life of

professors of higher education community institutions in

the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Ciência & Saúde

Coletiva. v. 18, n.4,p.019-1028, 2013.

MARGIS, R; PICON, P; COSNER, A. F.; SILVEIRA, R.

O. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista

de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, v.

, suppl.1, 2003, p. 65-74.

MARTINEZ, K. A. S. C.; VITTA, A.; LOPES, E. S.

Avaliação da qualidade de vida dos professores

universitários da Cidade de Bauru-SP. Salusvita, Bauru,

v. 28, n. 3, p. 217-224, 2009

PADILHA, R. C. H. W. Trabalho docente na

universidade: tensões e novos sentidos. Comunicações.,

Piracicaba, v. 16, n. 1, 2009, p. 35-54.

PANARI, C. et al. Assessing and improving health in the

workplace: an integration of subjective and objective

measures with the STress Assessment and Research

Toolkit (St. ART) method. Journal of Occupational

Medicine and Toxicology, v. 7, n. 1, p. 18, 2012.

PRIESS, F. G. Características do estilo de vida e da

qualidade de vida dos professores universitários de

instituições privadas de Foz Iguaçu e região.

(Dissertação de Mestrado) 89f, 2011. Universidade

Federal do Paraná, Curitiba-Pr.

ROHDE, Caroline Lúcia Cantarelli. Qualidade de vida

no trabalho sob a perspectiva de professores de ensino

superior. (Dissertação de Mestrado) 67f, 2012.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS).

SANCHEZ, H. M. Qualidade de vida e qualidade de vida

no trabalho de docentes universitários. Programa de PósGraduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal

de Goiás. (Tese de Doutorado) 112 f. Goiânia- GO , 2015.

SCALFONE, R. R. A Síndrome de Burnout Decorrente

da Relação de Trabalho. Rio de Janeiro, p. 01-38, 2010.

(Tese de Doutorado). Universidade Cândido Mendes.

SORATTO, L.; HECKLER, O. C. Os trabalhadores e seu

trabalho. In: CODO, W. Educação: carinho e trabalho.

Petrópolis: Vozes, p. 89- 100, 1999.

STOLL, R. et al. System for flexible field measurement of

physiological data of operators working in automated

labs. JALA: Journal of the Association for Laboratory

Automation, v. 12, n. 2, p. 110-114, 2007.

TUNDIS, A. G. O; MONTEIRO, J. K. Ensino superior e

adoecimento docente: um estudo em uma universidade

pública. Psicol. educ., São Paulo, n. 46, p. 1-10, jun.

Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&

pid=S1414-69752018000100001&lng=pt&nrm=iso>.

Acesso em: 23 jan. 2020.

TRIGO, T. R.; TENG, C. T.; HALLAK, J. E. C.

Síndrome de burnout ou estafa profissional e os

transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical

Psychiatry (São Paulo), v. 34, n. 5, p. 223-233, 2007.

VALE, P. C. S.; AGUILLERA, F. Estresse dos

professores de ensino fundamental em escolas públicas:

Uma revisão de literatura. Revista Psicologia,

Diversidade e Saúde., Salvador v. 5, n.1, 2016, p. 86-94.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Cancian, Q. G., Deus, A. F. E. de, & Malacarne, V. (2021). CARGA DE TRABALHO E SAÚDE PSICOLÓGICA: UM OLHAR PARA A REALIDADE DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Valore, 6, 1465–1480. https://doi.org/10.22408/reva6020219191465-1480