DISCUTINDO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): COM IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS.
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219331821-1838Resumen
Este artigo apresenta discussões sobre a relação entre ensino de ciências e o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) por meio de imagens. Nosso recorte serão as imagens encontradas em livros didáticos de Biologia disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Tem como objetivo principal verificar a potencialidade dessas imagens para discussões sobre as implicações sociais envolvidas nos processos científico e tecnológicos. Para isso, analisamos quarenta e duas (42) imagens em três livros didáticos do 1° Ano do Ensino Médio, da disciplina de Biologia, disponibilizados pelo PNLD 2018. Como resultado das análises inferimos que apenas vinte e quatro (24) imagens apresentaram potencialidade significativa em discutir a temática CTS. Dessa forma, sugere-se reflexões sobre a seleção das imagens que compõem esses materiais didáticos.
Palavras Chave: Leitura de imagem. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Livro Didático.
Descargas
Citas
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia Moderna, volume 1. São Paulo: Moderna, 2016.
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p.1-13, jan. 2001.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 1, p.89-100, jan. 2013
.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 3, n. 30, p.549-566, set. 2004.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Edições 70, 2007. Tradução de José Eduardo Rodil
JOTTA, Leila de Aragão Costa Vicentini; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Malária: as imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7. 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 69, n. 16, p.3-9, jan. 1996.
MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 38-40, out. 2005.
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In.: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
PINHERO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade. Ciência e Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p.71-84, jan. 2007.
RAMSEY, John. The Science Education Reform Movement: Implications for Social Responsibility. Science Education, v. 77, n. 2, p.235-258, 1993.
RIOS, Eloci Peres; THOMPSON, Miguel. Conexões com a Biologia, volume 1. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
ROSSO, Sergio; LOPES, Sônia. BIO, volume 1. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2016.
SANTAELLA, Lucia. Como eu ensino Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, Campinas, v. 1, n. 1, p. 27-39, nov. 2007.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.110-132, jul. 2002.
SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 128, n. 36, p.451-472, maio 2006.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 108, n. 31, p. 23-38, set. 2018.
SILVA, Marco Antônio. A fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 3, n. 37, p.803-821, set. 2012.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; CARLETTO, Marcia Regina. Relações CTS em livros Didáticos da Área de Ciências: Uma análise das Pesquisa Realizada no Período de 2010 a 2017. Alexandria, Florianópolis, v. 11, n. 2, p.257-278, nov. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.