A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: AMPLIANDO O OLHAR

Autores/as

  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219581028-1041

Resumen

A prática como componente curricular (PCC) é um tema que ainda gera muitas dúvidas para a formação de professores.  Neste artigo  investiga-se o que  teses e dissertações já publicadas revelam acerca do tema.  Realizou-se uma pesquisa documental por meio da busca  no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Foram encontradas 66 produções - 40 dissertações e 26 teses -  distribuídas ao longo de 13 anos. Sendo que,  16 correspondiam a área de Ciências Biológicas e apresentaram como foco principal: organização, desenvolvimento e contribuição da PCC. Em cada um destes enfoques  evidenciou-se possibilidades e desafios, que indicam tanto o que pode ser realizado na PCC como elementos sob os quais é necessário refletir e buscar formas de superá-los.

Palavras Chave: Ensino de Ciências e Biologia. Formação de Professores. Prática como Componente Curricular.

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Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Oliveira, J. M. P. de, & Gianotto, D. E. P. (2021). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: AMPLIANDO O OLHAR. Revista Valore, 6, 1028–1041. https://doi.org/10.22408/reva6020219581028-1041