A METACOGNIÇÃO E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Auteurs-es

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia.
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia.
  • Núbia dos Santos Saad Universidade Federal de Uberlândia.

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva602021103523-39

Résumé

Este artigo investiga e analisa os conceitos e interfaces da Metacognição e das Estratégias Metacognitivas no ensino e na aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que favorecendo ao estudante o desenvolvimento melhorando assim, a aprendizagem e priorize a reflexão sobre a construção do conhecimento. Metodologicamente esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, apoiada em teóricos embrenhados na temática, caracteriza-se como exploratória e bibliográfica. Cabe ressaltar, que embora alguns autores tenham apontado para a importância da Metacognição na aprendizagem, porém com poucos estudos explorados na área da Educação Matemática. Acredita-se que pelos resultados da pesquisa possam contribuir para futuras discussões relativas ao processo de aprendizagem em Matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-27